O Vindos do Oriente vai passar a ser gerido por uma nova direção a partir de 30 de agosto, data marcada para a próxima assembleia electiva do emblemático grupo carnavalesco de S. Vicente. Por enquanto está sobre a mesa uma proposta de lista consensual liderada pela jurista Dirce Vera-Cruz, actual presidente de uma comissão de gestão criada para redinamizar o grémio, que ficou literalmente à deriva com os falecimentos de Dona Lily e sua filha Cely Freitas, respectivamente presidente e vice-presidente.
“Com os falecimentos da Dona Lily e da Cely o grupo ficou sem os órgãos directivos activos. Como existe uma forte vontade dos sócios e dos foliões de voltarmos a trazer Vindos do Oriente para o asfalto, até como uma forma de honrar e homenagear Dona Lily e Cely, criamos uma comissão composta por 5 elementos, que tem estado a trabalhar neste sentido”, revela Dirce Vera-Cruz, acentuando que o grupo quer voltar ao activo em 2025, mas tem em análise 3 cenários, com um factor em comum: respeitar sempre a qualidade, o selo de marca do VO. Segundo esta porta-voz, está assente que jamais o Vindos do Oriente pode regressar se não atingir o seu patamar de qualidade ou fazer melhor.
Por isso, a primeira proposta enfatiza que Vindos do Oriente só vai desfilar em 2025 se o grupo conseguir reunir as condições financeiras para poder atingir essa meta; a segunda indica que, se o grémio ficar aquém da qualidade exigida, pode sempre fazer uma homenagem à Dona Lily e Cely Freitas; a terceira, e a mais ambiciosa, aponta para o regresso em força do VO no desfile oficial do Carnaval de 2025.
Tudo indica que Dirce Vera-Cruz será a próxima presidente do Vindos do Oriente, coadjuvada por Emanuel “Ima” Rodrigues, como vice. A lista, conforme a referida fonte, tem o suporte dos sócios, da direção da batucada, do pessoal do estaleiro e ainda o apoio de Josina Freitas e Sr. Vuca, filha e esposo de Dona Lily Freitas.
Questionada se o grupo terá tempo suficiente para concretizar o enredo a partir de setembro, a jurista responde positivamente. Enfatiza, aliás, que há um intenso trabalho na surdina que vem sendo feito por uma equipa unida e entusiasmada. Prova disso, exemplifica, foi a organização da tradicional Festa Havaiana na praia da Baía das Gatas e a participação no festival Kavala Fresk. Dirce Vera-Cruz salienta que VO continua munido de recursos humanos competentes e que ganharam muita experiência organizativa no tempo da Dona Lily.
As eleições acontecem no dia 30 de agosto no grémio desportivo Castilho.