Frenk Beatzkilla homenageia mulher cabo-verdiana com música “Preta Cabverdiana”: “Batalhadora que encara a vida de frente”
Preta Cabverdiana é o título do novo lançamento do músico Frenk Beatzkilla, que, como o próprio explica, é um reconhecimento a essa mulher das ilhas atlânticas resiliente, batalhadora, cheia de energia, que encara os desafios da vida de frente. A composição já se encontra disponível no Youtube, ilustrada com a fotografia da sua namorada, mas Frenk explica que a obra não é propriamente uma dedicatória à sua companheira. “Como ainda não produzi um videoclipe, usei uma foto dela, embora, para mim, ela apresente essas características da mulher cabo-verdiana descritas na letra da música”, frisa o jovem, que chegou também a homegear a avó, na obra Put ta brilhá.
A letra foi escrita há cerca de 3 anos, mas só agora foi possível lançar a música. Frenk explica que estava pesquisando alguns beats na net quando ouviu um que lhe caiu no paladar. A batida foi recreada pelo amigo Kevin, mais conhecido por Swif Beats, que lhe incorporou aspectos cabo-verdianos, a seu pedido. Satisfeito com o “excelente resultado”, o jovem compositor gravou o som no Awesound Sudio, em S. Vicente, com o apoio de Dzenhe.
Até agora, segundo o autor, a música tem suscitado críticas interessantes, tanto da parte dos homens como das mulheres. Adianta que o mais importante tem sido o impacto da mensagem, que espera poder ajudar a melhorar o relacionamento entre homens e mulheres. A sua grande expetativa é que os homens possam vislumbrar e respeitar as qualidades das mulheres que têm ao seu lado. O próximo passo será a produção de um videoclipe com imagens do quotidiano das mulheres na cidade do Mindelo.
Esta não é a primeira homenagem do artista às mulheres. Frenk dedicou outro trabalho à sua avó, intitulado Put ta brilhá, que cuidou dele e de mais 6 filhos sozinha, com a sua venda d’baloi em frente ao edifício das Finanças, na cidade do Mindelo. Nesta obra, fala da sua infância e dos desafios enfrentados pela avó, sua educadora e inspiração, para que ele seja o homem que é hoje.