O filme “Daniel e Daniela”, da jornalista portuguesa Sofia Pinto Coelho, é exibido esta terça-feira, às 19 horas, na sala Zeca Afonso do Centro Cultural Português – Polo do Mindelo. É a história de um pai que leva a filha pré-adolescente numa viagem improvável às suas origens africanas.
“Ao sabor de surpresas e imprevisto, percorrem Cabo Verde, São Tomé e Guiné Bissau, ambos guiados pela vontade de ver, conhecer e conversar”, lê-se no sinopse, que rever ainda que entre risos, canções e livros, tudo o que encontram pelo caminho é pretexto para mais uma história que entrelaça o passado e o presente, preparando a jovem para o futuro, com o coração cheio de esperança.
O propósito de Daniel, de 83 anos, é incutir na filha Daniela, de 12 anos, conhecimento e pensamento critico, através da da exploração de temas como colonialismo, afirmação racial, igualdade de oportunidades e desenvolvimento do continente africano. A construção deste legado é acompanhado pela câmara da jornalista de Sofia Pinto Coelho, marcando a sua estreia na realização.
A estreia do documentário, que tem a produção da Ikbar Filmes, aconteceu em 2022 em Portugal.