Faleceu hoje no Hospital Dr. Agostinho Neto, na cidade da Praia, o vocalista e intérprete José Mário dos Reis, mais conhecido por “Zé Mário Bulimundo”, vítima de AVC. Considerado a voz do Funaná e do Batuque, emprestou o seu nome ao emblemático grupo Bulimundo que marcou o panorama musical dos anos 80/90. Actualmente, integrava o grupo Zé Mário&Banda.
Zé Mário ficou conhecido em Cabo Verde e na diáspora pela sua forma carismática como interpretava os referidos géneros musicais. Autodenominava discípulo de Catchás (Carlos Alberto Martins), o guitarrista e mentor do agrupamento musical Bulimundo de que foi vocalista e intérprete por mais de três décadas.
O artista foi surpreendido por um AVC na véspera do lançamento oficial dos seus 40 anos de carreira, no qual previa apresentar no dia seguinte ao seu internamento o seu single “Kaminho di Ferru” em gravação com o seu novo agrupamento musical “Zé Mário & Banda”.
Na última entrevista à agência Inforpress, este explicou que Zé Mário & Banda conta já com seis meses de existência e com executantes de excelência da música cabo-verdiana e homenageia, a titulo póstumo, os guitarristas Catchás, Óscar e o vocalista Zequinha, com quem o cantor partilhou o palco por muitos anos, junto com Zeca de nha Reinalda. Os demais integrantes do grupo são Hélder Gonçalves, os guitarristas Manel di Candinho e Lulam, o baixista Edson Dany e Dab’s, no teclado.
Zé Mário, refira-se, deixou quatro álbuns gravados: “Êxito” (1983 nos EUA), “Compasso Pilon (1984 em França) “Na Kak ki bu ta linha” (1990 em França/Holanda) e “Ta Ndera ca ta Kai” (1998 em Holanda), todos com Bulimundo. Ficam estas gravações e a sua alegria e disposição em palco. Sentimentos de pesar à família, ao conjunto Bulimundo, Zé Mário & Banda, colegas e amigos.