Faleceu Vaiss, um dos maiores talentos do violão em Cabo Verde, integrante da banda Cesária Évora
Faleceu hoje o guitarrista Vaiss Dias, considerado um dos maiores talentos cabo-verdianos do violão e que chegou a tocar com artistas como Paulino Vieira, Cesária Évora e Nancy Vieira. Segundo a página Orgulho Nacional, que deu a notícia, o malogrado, que era conhecido entre os amigos por “Monte-Cara”, foi vítima de doença prolongada.
Na referida página, Vaiss, um homem forte e de alta estatura, foi descrito como um guitarrista cujas notas vibravam além das cordas, alçando almas, despertando sorrisos e transformando momentos simples em verdadeiros espetáculos de emoção. “Mais do que um músico talentoso, o Vaiss era um amigo. A sua maneira única de executar a guitarra ou o cavaquinho era um reflexo da alma generosa e autêntica que possuía. Cada melodia criada por ele carregava a essência de Cabo Verde: a saudade, a alegria, a Morabeza e o imensurável orgulho na nossa cultura.”
Conforme a mentora da página Orgulho Nacional, era impossível estar ao lado de Vaiss e não sentir a sua luz. Na verdade, o malogrado emanava tranquilidade e simpatia no relacionamento social. Apesar do seu incontestável talento musical, era autenticamente humilde. Ele que partiu de S. Vicente para Lisboa, a convite de Bana, e passou a residir em Portugal, onde costumava actuar como guitarrista profissional. Instrumentista e compositor, integrou a banda suporte da diva Cesária Évora durante a tournée do disco Miss Perfumado. Além disso, actuou com músicos como Ildo Lobo, Nancy Vieira, Biús, Sara Tavares, tendo lançado o disco Sodade ca bô fronta’n, onde canta e toca.