Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Edil Augusto Neves aponta 4 dias do “Baía das Gatas”, mas não confirma data e nem os artistas garantidos, segundo vereadores do PAICV na CMSV

Com agosto à porta, a Câmara de S. Vicente ainda não deu garantias da data e nem do lote de artistas que vão compor o cartaz da 41. edição do festival internacional de música Baía das Gatas. Hoje de manhã, na 12ª reunião ordinária da equipa camarária, o tema esteve sobre a mesa, mas, segundo os vereadores António Duarte e Nelson Faria (PAICV), os dados disponibilizados pelo presidente revelam mais dúvidas do que certezas.   

Com base nas informações prestadas pelo edil, o musical Baía das Gatas deve envolver este ano 4 dias, com a previsão de acontecer de 14 a 17 de agosto. Quanto aos artistas, Neves avançou nomes como Anselmo Ralph, Neyna e a banda Kassav, mas sublinhou, conforme o porta-voz dos vereadores do PAICV, que nada está ainda confirmado. “O presidente diz que a proposta é que sejam 4 dias, divulgou nomes, mas diz que não estão certos. Se levarmos em conta que o primeiro dia será 14, estamos a escassos 28 dias do início do festival, daí termos manifestado a nossa preocupação sobre o decorrer dos preparativos desse grande evento”, disse António Duarte hoje em conferência de imprensa. Segundo o mesmo, o argumento apresentado por Augusto Neves para o festival vir a consumir 4 dias tem a ver com o feriado do dia 15 de agosto, que cai numa sexta-feira.

Publicidade

A oposição, realça essa fonte, está totalmente contra a realização do mega show durante 4 dias, tendo em conta as várias prioridades que assolam a sociedade mindelense. Segundo António Duarte, 3 dias são mais que suficientes para S. Vicente sentir e curtir esse evento, que é a maior referência dos festivais de música em Cabo Verde. A seu ver, não será aumentando os dias que se vai reafirmar essa condição.

O festival, conforme dados avançados aos vereadores pelo autarca Augusto Neves, está orçado em 20 mil contos. Este montante, reage António Duarte, é manifestamente insuficiente para um espectáculo internacional da envergadura do Baía das Gatas. “Este é um orçamento irreal, muito abaixo dos custos. Este montante sequer cobre a logística”, comentou o ex-candidato do PAICV à CMSV nas últimas eleições, que solicitou um documento descritivo das despesas de transporte, alojamento, alimentação e cachês dos artistas, custo previsto dos serviços a serem prestados por diferentes empresas e pessoas singulares e com o nome das empresas patrocinadoras.

Publicidade

A solicitação, diz, foi negada por Augusto Neves. Pedido para comentar esta atitude, António Duarte diz encarar a decisão com naturalidade. “Encaramos com naturalidade porque sabemos exatamente qual a personalidade das pessoas. Aqui trata-se da personalidade e do estilo de gestão”, respondeu o porta-voz do PAICV na Câmara de S. Vicente. Realça que deve haver total transparência na gestão dos recursos públicos, mas diz que não pode ter a pretensão de obrigar que nenhum gestor tenha essa mesma postura.  

Com base na lista divulgada por Neves na referida reunião, a animação musical pode ser garantida por artistas como Tito Paris, Djodje, Neyna, Gari, Diego, Ceuzany, Assol Garcia, Hélio Batalha, Cremilda, Anselmo Ralph, Julian Marley e bandas como Kassav, Raçamau (com coordenação de Elji Beatzkilla) e o projecto Carnaval com Edson Oliveira, Gai e Constantino Cardoso…

Publicidade

Sobre o Carnaval de Verão, show que costumava acontecer na semana anterior ao festival, nenhuma informação foi avançada pela CMSV.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo