Pub.
Cultura
Tendência

David Leite convidado para abordar a história e singuralidades do Carnaval do Mindelo em congresso internacional nas Ilhas Canárias

Pub.

O arquitecto David “Daia” Leite será um dos oradores do 1. Congresso Internacional de Profissionalização do Carnaval, evento que vai acontecer nos dias 16 e 17 de outubro em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias. O actual Presidente da Escola de Samba Tropical marcará presença na mesa-redonda Carnavais no Mundo durante a qual vai fazer uma apresentação sobre a história, essência e particularidades da festa do Rei Momo em Cabo Verde, mais precisamente na cidade do Mindelo.

“Irei abordar a origem do nosso Carnaval, o que representa em termos culturais para a cidade do Mindelo, o seu impacto económico e evidenciar as nossas singularidades. E uma delas é o desfile dos Mandingas, algo muito próprio da nossa festa”, revela. Este dirigente carnavalesco reforça que é preciso acentuar os aspectos únicos do Carnaval cabo-verdiano para poder despertar a atenção e o interesse dos congressistas e da comunidade internacional para a riqueza dessa manifestação cultural em S. Vicente. A apresentação será em Power Point, suportada por fotografias e um filme sobre a festa da fantasia na chamada ilha do Porto Grande.

Publicidade

Daia salienta que recebeu um convite pessoal da parte de Gregório Hernandez, Diretor do Centro Integrado de Formação Profissional Las Indias, em Tenerife, mas que não poderá dissociar a sua trajetória no Carnaval enquanto folião e dirigente do Samba Tropical. A sua presença nesse encontro, diz, constitui mais uma janela de projeção internacional do Carnaval do Mindelo. Isto porque o evento reúne 6 cidades do mundo (Tenerife e Cadiz – Espanha, Barranquilla – Colómbia, Rio de Janeiro – Brasil, Dosseldorf – Alemanha, Mindelo – Cabo Verde e Veneza – Itália), o que, na sua visão, representa uma excelente oportunidade de estabelecimento de novas parcerias. “Até agora temos parceria com o Rio de Janeiro, através do artista Dudu Nobre, mas podemos trazer os saberes de outras paragens, onde o evento é bastante desenvolvido, e propiciar aos nossos convidados a oportunidade de vivenciarem a nossa celebração. Deste modo poderemos reforçar a divulgação do nosso Carnaval a nível mundial”, diz.

O congresso tem como tema-chapéu a Profissionalização do Carnaval, um caminho que se está a tentar trilhar em S. Vicente, na perspectiva de Daia Leite. Durante os dois dias do Congresso serão abordados os seguintes temas: O Carnaval como património cultural imaterial; Carnavais no mundo; O Carnaval, fonte de emprego e novas propostas educativas; Impacto económico e social do Carnaval nas cidades; Chaves para empreender no setor do Carnaval; Boas práticas ambientais relacionadas com o Carnaval e Inovação, desafios e novas oportunidades.

Publicidade

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo