Enquadrado no programa comemorativo dos seus 40 anos, o Cruzeiros do Norte vai homenagear este sábado ex-membros da direção e colaboradores que estiveram ligados ao grupo carnavalesco durante estas 4 décadas de existência. Segundo Jailson Juff, além dos antigos membros da direção, o grémio decidiu agradecer oficialmente 16 indivíduos e empresas que foram cruciais para a presença do Cruzeiros do Norte no sambódromo do Mindelo durante todos estes anos.
“O contributo destes colaboradores foi crucial para a realização dos desfiles do grupo. Ajudaram em coisas que pouca gente sabe e nota, mas que foram essenciais para a concretização dos desfiles do Cruzeiros do Norte”, comenta o Presidente da agremiação, que já informou os homenageados dessa iniciativa e garante que todos ficaram satisfeitos com a notícia.
Durante o evento, a direção vai apelar aos presentes para estarem com o grupo no desfile oficial de 2025, que promete ser mais competitivo com o concurso de cinco estandartes devido ao anunciado regresso do Vindos do Oriente. Segundo Juff, o Cruzeiros do Norte já está no terreno a trabalhar e perspectiva um espectáculo ainda mais organizado e glamoroso no próximo ano. No entanto, o grupo volta a enfrentar a dúvida sobre a localização do seu estaleiro, que costuma ser nas traseiras da antiga Empa, perto da praia da Lajinha. O problema é que o terreno pertence a privados, que pretendem construir um hotel no espaço.
Juff admitiu ao Mindelinsite que pensou abandonar o Carnaval este ano devido a polémica em torno da atribuição dos prémios do concurso oficial. Conta que mudou de ideia após insistência de muita gente, que o incentivou a continuar o trabalho desenvolvido no Cruzeiros do Norte e que tem ajudado no crescimento dessa manifestação cultural em S. Vicente.