A praça Manel d’ Novas em Chã de Cemitério, São Vicente, recebe esta quinta-feira,12 de maio, o segundo concerto com história, no âmbito do projecto “Música gera cultura, Música gera economia”, realizado pela Mariventos. O convidado é Edson Oliveira, que vai estar no palco a partir das 17h30.
A escolha desta praça, de acordo com a organização, deve-se à sua localização em Chã de Cemitério, Monte Sossego, onde viveu um dos maiores compositores da música cabo-verdiana, Manuel d’ Novas. “Esta é uma das praças, largos, ruas, espaços de memória e de referência histórico-cultural que iremos nos apropriar para “cantar a nossa história”, informa a Mariventos.
Quanto ao convidado Edson Oliveira, é um jovem artista mindelense – nasceu em 1980 -, que canta assiduamente nos melhores palcos da noite mindelense nas últimas décadas. “Já gravei duas músicas tradicionais no CD noites d’ Mindelo e também sou vocalista do grupo reggae Domu Africa, que já tem um trabalho discográfico no mercado intitulado ‘ Right now”.
É assim que se apresenta este cantor, que venceu o Prémio Revelação na gala Nôs Música em São Vicente (2006) e já participou em várias edições do festival de música da Baía das Gatas e festas do município e espetáculos em outras ilhas. No estrangeiro, venceu o concurso Vis a Vis com a banda Domu Africa, actuou em Madrid, Sevilha, Gran Canárias, Fuerte Ventura e Tenerife em 2011.
Do seu curriculum consta ainda o trofeu de “Melhor voz individual” na Gala Mindel Awards em 2006 e 2012. Assume como um autodidata, mas admite que já participou de um workshop de canto na Uni-CV com professores portugueses. Canta música tradicional de Cabo Verde, mas também outros estilos musicais, designadamente bossa nova, soul, reggae, funk e pop.