Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

O Centro Cultural do Mindelo recebe a partir de sexta-feira, 16, uma exposição de fotografia “Feon’ny Fanantenana” de Denis Fénart. Trata-se de uma mostra, que faz parte de uma extensa programação cultural do CCM para junho, que retrata o trabalho para melhorar as condições de ensino e saúde, luta contra a fome, em particular entre crianças de uma cidade rural em Madagascar. 

Feon’ny Fanantenana, explica em nota, é uma associação sem fins lucrativos de 1901, criada em maio de 2002, após uma permanência de seus fundadores que foram afetados pela pobreza dos habitantes, mas também por acolhimento e principalmente graças aos laços de confiança tecidos com alguns atores da vida local. Uma confiança e trabalho conjunto que duram mais de 20 anos. 

Publicidade

A cidade rural da Andasibe, refere no mesmo comunicado, fica localizado no distrito de Moramanga, na região de Alaotra-Mangora, perto do parque nacional Andasibe-Mantadia, onde vivem muitas espécies de lêmures. A cidade tem cerca de 15 mil habitantes, metade com menos de 20 anos. 

De entre outras, a associação apoia à educação de crianças e jovens, através da distribuição de kit escolares adaptados aos alunos do jardim de infância ao terminal e aos professores. Financia a formação continua em francês para professores, seguida de apresentação para o exame DELF, diploma reconhecido internacionalmente; apoia famílias em situação de extrema pobreza e professores não subsidiados, entregando-lhes bens de primeira necessidade.

Publicidade

Ainda a Feon’ny Fanantenana contrói e financia cantinas em escolas do mato, patrocina a construção e manutenção de escolas e salas de aula, apoia projectos de sensibilização para a saúde e ecologia e associações locais para integração de jovens em dificuldades e para a redução da exclusão digital. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo