Pub.
Pub.
Cultura

Documentário “Canhão de Boca” exibido na Praia, com comentários de Combatentes da Liberdade 

O filme “Canhão de Boca” vai ser exibido esta quinta-feira, 07 de julho, no Palácio da Cultura Ildo Lobo na Praia, no quadro da Semana da Independência promovida pela Presidência da República. Após a exibição, terá lugar um momento de comentários com Teresa Araújo, filha da Combatente da Liberdade da Pátria, Amélia Araújo, e com a investigadora Celeste Fortes, que esteve envolvida na realização deste filme de Ângelo Lopes, e ainda de alguns Combatentes da Liberdade da Pátria. 

“Canhão de Boca” é um documentário sobre a participação da mulher no processo da Independência Nacional. No contexto da luta de libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde, Amílcar Cabral usava esta expressão para se referir à Rádio Libertação como arma mais poderosa do que todo o arsenal de guerra que pudessem possuir.

Publicidade

A partir da experiência cabo-verdiana e com um olhar sobre o mundo, o documentário “Canhão de Boca” fictícia um programa de rádio com Amélia Araújo, uma das vozes da Rádio Libertação que deu corpo aos programas de difusão dos ideais da luta entre 1964 e 1973. Esta foi utilizada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para difundir as ideias durante o conflito que o opôs ao Exercito português na luta pela independência. 

A analista Rosário da Luz é a voz que incorpora a informação crítica como luta da desconstrução contemporânea em Cabo Verde.

Publicidade

Produzido no âmbito do DocTV CPLP, “Canhão de Boca”, de 52 minutos, teve a sua estreia em 2017 e, nesse mesmo ano, foi premiado como melhor documentário no festival Oiá (Mindelo) e recebeu menção honrosa no Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia. 

Também já esteve no Festival Internacional do Cinema Pan-Africano que se dedica a promover o cinema, a indústria de filme a cultura e a arte e integrou a seleção do Festival de Cinema Africano do Texas, entre 29 de junho e 3 de julho de 2018. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo