CulturaEscolha do Editor
Tendência

Jornal árabe Al Jazeera publica extensa reportagem sobre a Morna

A apaixonante trajetória da Morna até a sua elevação a Patrimonio Cultural Imaterial da Humanidade foi o foco de uma grande reportagem publicada pelo jornal “Al Jazeera”, a mais prestigiada emissora do mundo árabe. Intitulado “The story of Morna: Cape Verde’s music of displacement and return”, o artigo da autoria da jornalista Beatriz Ramalho da Silva retrata a Morna como um género musical “moldado pela escravidão, epidemias, fome e migração em massa” e que viajou o mundo “narrando histórias de sofrimento e resistência”.

A matéria relata a história do arquipélago cabo-verdiano, as motivações da migração e o contributo para o surgimento daquela que é considerada a música “rainha d’nos terra”. O artigo é enriquecido com depoimentos e referências a destacadas figuras artísticas, entre as quais Cesária Évora, B.Léza e Eugénio Tavares e os atuais embaixadores Armando Tito, Paulino Vieira, Vojinha, Mayra Andrade, que fazem da Morna um género que perpassa as fronteiras nacionais e quebra todas as barreiras culturais.

A elaboração da peça jornalística contou com subsídios recolhidos por Edson Edy de Brito, historiador e técnico do Instituto do Património Cultural, um dos integrantes da equipa que elaborou o dossier da candidatura da morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo