Pub.
Pub.
Cultura

“Camões Crioulo e a História das Ilhas”, quarto livro de Mana Guta, apresentado no CCM

O conteúdo do livro “Camões Crioulo e a História das Ilhas” será conhecido no dia 3 de Junho, data do lançamento da obra infanto-juvenil da autoria da escritora Maria Augusto Teixeira. O trabalho, o quarto livro da escritora, que utiliza o pseudónimo Mana Guta, será apresentado por Germano Almeida no Centro Cultural do Mindelo, pelas 18 horas e 30 minutos. Trata-se de uma produção literária dedicada à camada infanto-juvenil e, conforme nota enviada pelo CC Mindelo, reúne 13 contos de diferentes tipos e presta homenagem a diversas personalidades, histórias e regiões de Cabo Verde.

Os textos, acrescenta a nota, são de Mana Guta e as ilustrações de Jija Teixeira, “uma adolescente de 15 anos que transporta para sua tela, desde os oito anos, imagens das histórias que ouve”. O livro, acrescenta a comunicação, é dedicado aos homens, como estímulo para que voltem a contar histórias às crianças, como acontecia antigamente.

Publicidade

Mana Guta é descrita como uma escritora cabo-verdiana que se tem dedicado às temáticas das línguas, literaturas e memória. Publicou o seu primeiro artigo académico em 1992 e dessa época a esta parte somam-se já 25 títulos, entre artigos académicos e contos, para além de quatro livros: “Autoria e Construção da Identidade Cabo-verdiana: diálogos entre a obra de Germano Almeida e o Discurso Parlamentar (2010)”; “Outras Pasárgadas de Mim: três histórias de inclusão (2014)”; “Língua de Berço e Libru Grandi di Nhara Sakedu (2018)” e agora “Camões Crioulo e História das Ilhas (2019)”.

Licenciada e Mestre em Letras, Pós-Graduada em Formação de Formadores para Educação de Infância e ainda em Estudos Africanos, é professora universitária há 23 anos e ganhou dois prémios literários e um diploma de louvor do Governo de Cabo Verde.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo