Pub.
Pub.
Cultura

Boa Vista: Iniciam escavações arqueológicas no Forte Duque de Bragança

Arrancam esta segunda-feira, 25, as escavações arqueológicas no Forte Duque de Bragança, localizado no Ilhéu de Sal-Rei, na Boa Vista. Orçado em 45.360 contos, o projecto de reabilitação deste Forte é integralmente financiado pelo Governo de Cabo Verde, no quadro do IV Eixo do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade (PRRA).

Para marcar o início dos trabalhos, encontra-se na ilha das dunas uma equipa do Instituto, constituída pela arqueóloga Nereide Tavares e pelo técnico Francisco Moreira. Durante duas semanas, estes dois especialistas farão prospecções no interior e na zona envolvente do Forte para recolha de vestígios que servirão de base para elaborar o projecto de reabilitação

Publicidade

O Forte Duque de Bragança foi construído por volta de 1820 para defender o ancoradouro de Sal-Rei contra os ataques de piratas e corsários. Na altura, a ilha da Boa Vista tinha assumido um papel crucial na exportação do sal.

A sua reabilitação enquadra-se no Plano Nacional de Requalificação dos Edifícios Históricos e Religiosos, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista.

Publicidade

Constânça de Pina

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo