O produtor cultural Benito Lopes assumiu o cargo de Director Geral do Atlantico Music Expo (AME), em substituição de Augusto “Gugas” Albuquerque Veiga, recém-nomeado Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, após saída de Abraão Vicente para disputar a Câmara da Praia.
Benito Lopes é natural de São Vicente, presidente do Conselho Diretivo da Associação Cabo Verde Cultural – Promoção Cultural e Social desde da sua fundação, em 2018. Há 2 décadas, segundo um comunicado da AME, trabalha com produção cultural e direção logística, e com artistas nacionais renomeados, a citar Tcheka, Nancy Vieira, Lura, Cesária Évora, Ildo Lobo, entre outros.
Do seu curriculum consta empresas como a Harmonia, Lda, que permitiu acumular conhecimentos e uma bagagem profissional na gestão de eventos nas suas diferentes vertentes. A nível de produção de eventos, constam o Atlantic Music Expo (AME), os festivais da Baía das Gatas (S. Vicente), de Santa Maria (Sal) e de Gamboa (Santiago) e ainda o Kriol Jazz Festival.
Ainda: a Cabo Verde Music Awards 2024 (CVMA-2024) e participou da produção dos programas Mindelo Convida, Cidade Velha Convida, juntando a sua experiência o setor do Cinema.