O artista plástico luxemburguês e cabo-verdiano Nelson Neves foi distinguido na noite de sábado, na Itália, com o “prémio artístico Melenau” (antigo rei de Esparta) e o “prémio Goethe”, alto reconhecimento pelos direitos humanos e pelos direitos civis e sociais. A informação foi avançada pelo artista natural de Santo Antão à emissão do programa Morabeza, da Rádio Latina, no Luxemburgo.
A entrega dos galardões foi realizada no âmbito da bienal de arte “Terra d’Otranto”, no teatro Paisiello da cidade de Lecce, no sul da Itália. A cerimónia foi organizada pela associação cultural “Italia in Arte nel Mondo”, com uma noite de gala, antecedida por uma exposição coletiva de vários artistas.
No seu discurso durante a cerimónia de entrega de prémios, Nelson Neves lembrou que através da cultura se partilha valores como a tolerância, a alegria e a diversidade e apelou à construção de pontes culturais “porque os muros só servem para dividir as nações”.
Em 2021, Nelson Neves assinalou os 20 anos da sua carreira com duas grandes exposições retrospetivas: no espaço H2O, na sua cidade luxemburguesa de Differdange, e no Parlamento de Cabo Verde, na Cidade da Praia. No ano passado, o artista também recebeu a medalha “Cavaleiro de Ordem de Mérito do Grão-Ducado do Luxemburgo” por serviços prestados à cultura luxemburguesa.
Paralelamente à criação das suas obras é conhecido por trabalhar o aspeto social, transmitindo a sua arte para crianças, deficientes e presidiários.
Henrique de Burgo
Journalista – Rádio Latina