Pub.
Pub.
Cultura

Motim forma novos públicos e reforça produção nacional do teatro voltada para crianças, diz Janaína Alves

A 5ª edição da Mostra Internacional de Teatro Infantil (Motim 2019), que vai acontecer de 01 a 06 de Junho e é uma produção da Academia Livre de Artes Integradas e da Troupe Para Moss em comemoração ao mês da criança, reforça a aposta na produção nacional do teatro voltada para o público infantil e cria um novo público. Neste sentido, a programação para este ano é maioritariamente nacional. Outra novidade é que, depois da extensão em Santiago e Santo Antão, chega, ainda que timidamente, ao Sal.

Motivos suficientes para a directora artística deste festival, Janaína Alves Branco, estar satisfeita com o Motim 2019 que, de ano para ano, ganha maior relevância. “O grande destaque desta edição e que temos de sublinhar é a produção nacional de teatro para o público infantil. A programação deste ano atesta isso. A maior parte da nossa programação é toda ela feita por grupos nacionais”, comemora, que revela, no entanto, constarem da programação grupos e artistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil com espectáculos, contadores de histórias, pinturas faciais, animações, jogos tradicionais e muitos outros para divertir todo o tipo público.

Publicidade

Mas a sua maior satisfação é a chegada deste festival de teatro infantil na ilha do Sal, depois de ter conseguido, no ano passado, expandir para Santo Antão e de já estar implantado na ilha de Santiago, mais precisamente na cidade da Praia. “Expandimos para Santiago e Santo Antão, que se mantém, e estamos a chegar agora, ainda que muito timidamente, na ilha do Sal. Isso nos faz muito feliz. Queríamos que a programação fosse mais composta, mas ainda não temos muitas condições, principalmente por causa da dificuldade de circulação interna no país”, informa Janaína Alves Branco.

Assim, conforme a programação, haverá dois espectáculos por dia, que se repetem de manhã e a tarde, sendo que o festival contará com dez grupos. A abertura oficial está marcada para as 15 horas do dia 01 de Junho, na Academia Livre de Artes Integradas (ALAIM). Haverá pintura facial, jogos tradicionais e palhaços, seguido de uma sessão de cinema animação New Ar Instituto. Ás 16 horas será apresentada a peça “A Derrota do Kid Labareda”, pelo grupo de teatro da Escola Salesiana de Artes e Ofícios.

Publicidade

No Domingo, serão apresentadas as peças “Capoieras das Galinhas” – Oficina Ganga, cinema animação, jogos e palhaços e “Uma lição sem o Menino Tonecas – OACIC. A partir da segunda-feira, 03, o festival volta ao palco do Centro Cultural do Mindelo, fruto de uma parceria com a organização do Motim, com quatro dias de espectáculo: “Contos Daqui e Dacolá” com Clara Hadad (Brasil), “Os Saltimbancos” com a Trupe Pará Moss, “As Tartarugas também choram” – Projecto Estórias do Meu País Inventado (Santiago) e TV Show – Oly and Mary (Portugal).

“A programação é focada para as escolas. É um convite que fazemos para que levem os seus alunos para ver teatro de qualidade. Cresci no teatro e sei qual é a emoção de sair da escola para ir ao teatro, estar neste ambiente e assistir à um espectáculo. Estamos a contribuir para que surjam mais grupos a fazer teatro infantil, mas também a formar um novo público. Ver uma criança que nunca viu um espectáculo no teatro é ter um público para o resto da vida.”

Publicidade

É, sem dúvida, mais um ganho, apesar de Janaína Alves reconhecer que, felizmente, em São Vicente já existe um público de teatro formado, em parte graças ao Festival Mindelact, que há 25 anos faz um trabalho meritório. Alias, admite, o Mindelact é uma inspiração para o Motim ao incluir na sua programação o público infantil. O diferencial é que esta mostra de Teatro Infantil é um evento exclusivamente para crianças.

Ainda, em relação à programação, a directora artística do Motim, destaca a peça “OS Saltimbancos”, que volta ao cartaz no Mindelo, sendo que esta é uma adaptação do Prémio Camões 2019, o brasileiro Chico Buarque, distinção que foi atribuída na quarta-feira.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo