Entrou em vigor às zero horas de hoje a resolução n.8/2022 que renova por mais 30 dias a situação de contingência em todo o território nacional. Aprovada em Conselho de Ministro e assinada por Ulisses Correia e Silva, a decisão tem como base à evolução da situação epidemiológica em Cabo Verde provocada pela pandemia da Covid-19.
Na justificação, o Governo diz-se ciente da cautela e prudência que importa manter em virtude da incerteza existente quanto à evolução do vírus Sars-CoV-2 e da pandemia da Covid-19, designadamente no que respeita a gravidade decorrente do surgimento de novas variantes.
“Atento à necessidade de se garantir a salvaguarda da saúde pública e a preservação da capacidade de resposta do sistema nacional de saúde; Considerando que as razões de fundo que levaram a que fosse decretada a situação de contingência em todo o território nacional ainda se mantêm, entende o Governo dever prorrogar este quadro, por forma a que se garanta a manutenção das medidas de prevenção e de contenção que se verifiquem pertinentes na presente conjuntura, com fundamento na necessidade de progressivamente continuar a mitigar os riscos de transmissão”, lê-se.
Esta resolução que prorroga a situação ode contingência entrou em vigor às zero horas de hoje e vigora durante 30 dias, ou seja, até 20 de Fevereiro. De referir que, no que tange aos dados actualizados da Covid-19, onde foram confirmados mais 132 positivos, mas 232 pessoas em isolamento por causa do vírus foram consideradas recuperadas pelas autoridades sanitárias.
Infelizmente, houve mais um óbito no concelho de Santa Catarina de Santiago, elevando o total de mortos por Covid-19 para 381, mais 30 por outras causas e 9 transferidos. Isso numa altura em que o país soma um total acumulado de 55023 diagnósticos positivos e 52679 recuperados.