O ministério da Saúde vai começar a receber a partir de hoje, 25 de março, inscrições de pessoas com 60 ou mais anos de idade para serem vacinadas contra a Covid-19. A inscrição deve ser feita através da Linha Verde 800 11 12 e as pessoas serão depois chamadas e avisadas do dia e hora em que cada uma deve dirigir-se para o local da vacinação. Este procedimento, conforme o MS, é para evitar aglomerações e respeitar as medidas de prevenção.
“Os idosos são um dos principais grupos de risco da Covid-19, pois a probabilidade de terem complicações e morrerem em decorrência da doença é muito maior do que em pessoas mais jovens. Outro aspecto interessante a considerar é o fato de muitos idosos terem doenças crónicas, o que aumenta ainda mais os riscos de complicações quando têm Covid-19”, diz o MS em nota à imprensa.
O referido ministério recorda ainda que a maior parte das vítimas do coronavírus são idosos. Em Cabo Verde, especifica, os óbitos de pessoas com 60 ou mais anos representa 84% de todas as mortes já ocorridas por causa desta enfermidade. Assim, prossegue, a vacinação irá começar nos mais velhos.
Até ontem, cerca de 2.200 profissionais de saúde dos hospitais e centros de atendimento já tinham recebido a primeira dose de vacina, ou seja metade das pessoas previstas no Plano Nacional de Vacinação para essa classe. Entretanto, está prevista a chegada de mais 80.000 doses da vacina da AstraZeneca. No quadro do programa COVAX, Cabo Verde deve receber doses para 110 mil indivíduos, mas o objectivo do Governo é imunizar 70% da população até finais de 2021 pelo que terá de mobilizar mais ajudas.