Um dos dois indivíduos evacuados com máxima urgência de S. Nicolau para S. Vicente pela Guarda Costeira, através do Centro Conjunto de Salvamento, apresentou um PCR positivo. A confirmação do resultado foi feita, segundo nota emitida pelo centro, após duas horas da largada do navio do Porto do Tarrafal, na ilha de Chiquinho.
Em nota, o Centro Conjunto de Salvamento (JRCC) informa que, no dia 21, receberam por email através do operador de serviço, um pedido da delegacia de Saúde de S. Nicolau, solicitando a evacuação medica com máxima urgência de dois pacientes, para os serviços de Nefrologia e Medicina Interna do Hospital Baptista de Sousa em S. Vicente.
“Tratava-se de dois indivíduos do sexo masculino, acompanhado por dois enfermeiros e dois familiares, ambos acompanhantes dos pacientes”, lê-se na nota, que informa ainda que a Guarda Costeira, accionou o navio patrulha “Djeu”, atracado no Porto Grande, que procedeu ao transporte. Os pacientes terão chegado em S. Vicente por volta das 23h30 do mesmo dia
Diz ainda que, antes da saída do navio, foram tomadas as diligencias que se impunham e foram informados que os pacientes foram submetidos a PCR e os enfermeiros e acompanhantes a testes rápidos. Foram apresentados os comprovativos dos testes rápidos, tendo os enfermeiros omitido o facto de que os resultados eram ainda desconhecidos. Porém, após duas horas de viagem, os enfermeiros foram informados de que um dos testes PCR tinha testado positivo, confirmação recebida da delegacia de Saúde de S. Vicente.
Segundo a nota da Guarda Costeira, de imediato iniciaram os procedimentos, juntamente com a Delegacia de Saúde de S. Vicente, Polícia Marítima e Bombeiros para o recebimento dos doentes, enfermeiros e acompanhantes, bem como de toda a tripulação do navio Djeu. “Os pacientes foram transportados para o HBS pela Delegacia de Saúde e, os enfermeiros e acompanhantes alojados no Centro de Estágio”, detalha.
Também a tripulação do navio, composta por 5 militares, foi alojada no Centro de Estagio, sendo que tiveram contacto directo com o paciente que testou positivo, durante a ajuda prestada no embarque e alojamento no navio, devido a sua fraca mobilidade. Os restantes tripulantes estão em isolamento obrigatório no navio, que está atracado no Porto Grande, após a sua desinfestação por parte da delegacia de Saúde de S. Vicente.