Cerca de 70% da população elegível de Cabo Verde, mais precisamente 68,7%, já foi vacinada com as duas doses, segundo informação avançada pelo director do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Domingos Teixeira, em substituição do director Nacional de Saúde, na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da COVID-19, no país. O Governo está prestes a cumprir a meta de vacinar 70% da população do país até finais de dezembro.
De acordo com Domingos Teixeira, a nível nacional 83,2 % da população elegível foi vacinada com a primeira dose e 18 concelhos completaram 70% com uma dose. “Temos quatro concelhos que ainda não atingiram esta meta de 70% da vacinação: São Salvador di Mundo, Santa Catarina de Santiago, Tarrafal e Boa Vista”, referiu.
Nos últimos 14 dias, afirmou, pelo menos 255 pessoas foram vacinadas por dia, numa altura em que 11 concelhos atingiram 70% da população elegível vacinada com duas doses, e a média dos últimos 14 dias, o número de duas doses é de 900 por dia. “A nível nacional, até o dia 05 de dezembro, foram administrados um total de 562 613 doses das vacinas contra a Covid-19”, pontuou.
Entretanto, desde o dia 22 novembro as autoridades sanitárias iniciaram a aplicação de uma dose de reforço, ou terceira dose, que tem como publico-alvo algumas categorias profissionais, designadamente bombeiros e pessoal da saúde, mas também pessoas com mais de 60 anos e doentes crónicos.
Neste caso, diz Domingos Teixeira, está sendo usada a vacinada da Moderna e estão a ser contemplados pessoas que receberam as duas doses há mais de dois meses. A boa nova, conclui, é que a aceitação desta dose de reforço também está a ser muito boa.