Pub.
Carnaval

Recepção dos reinados: São Nicolau recebe família real com euforia

Pub.

A recepção dos reinados é um grande marco do Carnaval de São Nicolau que, além da sua particularidade, representa o engajamento e papel importante da emigração nesta festa. Os reinados dos grupos Copa Cabana e Estrela Azul já estão todos “em casa”. Chegaram no último sábado, 23, e foram recebidos com muita euforia e batucada, delineando os primeiros dias desta grande festa que é o Carnaval nesta ilha.

Hoje em dia, muitos dos reinados e foliões do Carnaval de São Nicolau são emigrantes. Uma forma de estender esta festa e engrossar o número de participantes jovens que “abandonou” a ilha a procura de uma vida melhor na emigração, explica a assessora da Câmara da Ribeira Brava, Maria de Jesus Silva.

Publicidade

É assim que, desde o passado sábado, Ribeira Brava se vê invadida pela alegria e folia do Carnaval, com a recepção dos reinados dos grupos Copa Cabana e Estrela Azul, seguido de um desfile que se estendeu até ao município do Tarrafal, de onde é originário o Rei do Copa Cabana. Este foi recibo calorosamente pelo seu povo.

Uma tradição que, apesar das particularidades próprias de cada grupo, acaba por unir todos no mesmo ritmo e folia que é o carnaval de São Nicolau, este ano reforçado pelo lema “Genuinamente cabo-verdiano”. Cada grupo, com as suas músicas do ano anterior, desfila pelas ruas da Ribeira Brava, acompanhados de uma calorosa batucada.

Publicidade

Para Maria de Jesus Silva, estas demostrações comprovam ainda a responsabilidade das figuras dos reinados no Carnaval, como principais destaques dos grupos.

O carnaval de São Nicolau 2019 já toma corpo, com primeiro desfile dos grupos oficiais agendado para a noite de 2 de Março. Este promete trazer brilho e folia para as ruas da Ribeira Brava.

Publicidade

Natalina Andrade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo