Pub.
CarnavalEscolha do Editor
Tendência

Nova direcção do VO confirma presença do grupo no desfile oficial do Carnaval 2025

Pub.

A nova direcção do Vindos do Oriente, encabeçada por Dirce Vera-Cruz e integrada por outros 14 elementos, dos quais dois vice-presidente e dois secretários, confirma a presença do grupo no Carnaval 2025, marcado para o dia 04 de março. A eleição dos novos membros dos três órgãos – Assembleia, Conselho Directivo e Conselho Fiscal – aconteceu na última sexta-feira e Dirce Vera-Cruz promete divulgar o enredo que desta agremiação dentro de dois meses. 

Com um mandato de dois anos, esta nova equipa assume como prioridade colocar o VO na rua e com a mesma qualidade da anterior direção. Mas a confiança está elevada, tendo em conta que quase todos os elementos que compõe esta direcção transitaram da direção de D. Lili. ‘A nossa equipa se mantém, desde o carnavalesco, o estaleiro, a bateria, a comissão de frente, etc.  Mas estamos abertos para receber e abraçar todos os que quiserem aderir ao grupo. Também mantivemos toda a logística anterior, na logica de que em equipa que ganha não se mexe’ , explica Dirce Vera-Cruz, que se mostra confiante no ‘reagrupamento’ do VO, tendo em conta os muitos apelos nestes quatro anos que esteve ausente.

Publicidade

A presença deste no Carnaval 2025, acredita a presidente, vai enriquecer ainda mais esta festa, que já é considerado o maior espectáculo de Cabo Verde. ‘Estamos conscientes que faltam  exatos seis meses para o desfile. Mas já estamos a trabalhar para isso. Temos vindo a organizar atividades para angariar algum fundo e também temos estado a trabalhar no nosso projecto para 2025. Se estivéssemos a começar do zero neste momento estaria fora de questão a nossa participação’, sublinha.

Neste sentido, diz Dirce Vera-Cruz, o grupo já tem programado várias iniciativas para fazer a captação de recursos, sem no entanto especificar que atividades ou avançar qualquer data para a sua realização. A unica excepção é a apresentação do enredo que, garante, vai ser apresentado nos próximos dois meses. ‘Já temos os nossos estaleiros e estamos a trabalhar com o carnavalesco brasileiro Cláudio Miranda, que nos últimos anos assumiu esta responsabilidade. Temos connosco também três mestres de bateria, Vady Dias, Mauro Nobre e Beto Santos, que sempre estiveram com o nosso grupo.’

Publicidade

Quanto as figuras de destaques que migraram para outros grupos nos quatro anos de ausência do VO, Dirce aposto no seu no retorno da maioria. ‘Sempre nos disseram que são VO e gostam do carnaval. Por isso, durante a nossa ausência, decidiram integrar outros grupos, mas prometeram retornar com a volta do VO ao asfalto. E já temos um grande envolvimento de pessoas, que manifestam intenção de retornar. Outros elementos, caso da nossa comissão de frente, liderada por Noelisa Santos, os grupos de dança e outros, continuam connosco’, detalhou a presidente, que se mostrava particularmente satisfeita após reunir com a equipa de estaleiros e com a bateria. ‘A união neste momento é fundamental para o grupo.’

No que diz respeito a rainha de bateria, uma das figuras mais importantes e que soma pontos para os grupos, Dirce diz-se tranquilo porquanto, afirma, Vindos do Oriente numa teve uma pessoa fixa neste posto, ao contrario de outros grupos. Sempre apostou em pessoas novas, até para dar oportunidade de trazer mais diversidade para o Carnaval. Outro ponto abordado foi a relação do grupo com a Liga Independente dos Grupos de Carnaval de S. Vicente, que sempre foi tenso. Dirce Vera-Cruz tranquiliza, dizendo que VO faz  parte da Liga, inclusive é membro-fundador, tendo participado na sua constituição.

Publicidade

Neste momento, clarifica, está apenas a aguardar a validação da reunião electiva para se apresentar na Liga com legitimidade. Destaca, por outro lado, que o grupo sempre recebeu apoio e incentivo do presidente Marco Bento para retornar para a avenida.  Assim como contam com apoio do Sr Vuca e de Josina Freitas que, por questões emocionais, optaram por ficar de fora dos órgãos sociais, mas continuam com o grupo e fazem questão de marcar presença em todas as suas atividades. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo