Montsu promete levar 300 figurantes para desfile no Porto Novo nos 40 anos do Juventude em Marcha
O grupo carnavalesco Monte Sossego, campeão do Carnaval de São Vicente em 2024, promete levar cerca de 300 figurantes para o desfile na cidade do Porto Novo, no dia 23 de março, no âmbito dos 40 anos do grupo teatral Juventude em Marcha. O desfile será embelezado por figuras de destaque e pela alegoria “Construção de uma Nação”, eleito o melhor carro alegórico de 2024.
Segundo Guilherme “Regy” Oliveira, o convite para participar no desfile partiu do Juventude em Marcha e está inserido nas comemorações dos seus 40 anos, à semelhança do que aconteceu por altura das celebrações do 33º aniversário do grupo. “Fomos novamente convidados para repor o nosso desfile oficial na cidade do Porto Novo. Vai acontecer este sábado no quadro de um vasto programa que o Juventude em Marcha está a promover no Porto Novo, incluindo espetáculos musicais e uma feira agro-alimentar.”
O arranque do desfile, prossegue o director do Carnaval do Montsu, está previsto para as 17 horas, do cais do Porto Novo até a Aldeia Cultural do Abafadouro. “Vamos levar, em principio, representantes de todos os segmentos, cerca de 10/15 pessoas por ala e 45/50 ritmistas. No total, pensamos levar cerca de 300 figurantes, incluindo algumas figuras de destaque. Será mais ou menos um quarto do nosso desfile oficial. Também vamos levar a alegoria premiada, a Construção de uma Nação.”
Esta relação entre o Montsu e o Juventude em Marcha, diz Regy, data de há muito tempo e vem sendo reforçada ao longo dos anos. Em 2015, o grupo carnavalesco trouxe o Juventude em Marcha para o seu enredo e, em resposta, em 2017 o grupo Monte Sossego desfilou pela primeira vez na cidade do Porto Novo. “Desde então temos vindo a aprofundar esta parceria, assente na amizade entre estas duas ilhas”, pontua, realçando que o desfile desde ano integra uma semana cultural promovida pelo JM.
As atividades arrancaram na sexta-feira, 15, com a abertura da Feira Agro-alimentar, exposição de artes plásticas com o internacional Eduard Bentud e dança com Bela Mila e Maravilhas Tropical. Ainda, música com K’Sol & Nhô Kzik Band, Nely Pires, Ailine e Banda. No sábado, o programa prosseguiu com a feira Agro-alimentar e a exposição de arte, dança com a Escola Progresso e música com o Trio Barocas, Irmãos Unidos, Dany Ferreira e banda e grupo Nhe Ambroze.
No dia 22, o Juventude em Marcha estreia a peça “Problema de Família II”, uma sequela do maior sucesso do grupo, na cidade do Porto Novo. Haverá música com o grupo Young Talent e, para o dia 23, está agendado, para depois do desfile de Montsu na Avenida de Porto Novo, um “Boi d’Conjunto” no Recinto 05 de julho, com os Ferro Gaita, os Tubarões, Constantino Cardoso, Vlú e Nando da Cruz.