A Delegacia de Saúde de S. Vicente apresentou ontem um desfile que vai ficar na memória dos foliões e na própria história dos grupos de animação do Carnaval do Mindelo. A “vibe” dos integrantes esteve em alta, em grande parte estimulada pela melodia da música da autoria de um agente da Delegacia de Saúde (cujo nome não pudemos apurar) e a qualidade da batucada suporte. Um casamento que levou o público presente no centro da Cidade do Mindelo a se envolver também na festa.
“Estou apaixonada por esta música, a forma como foi interpretada. Valeu a pena este desfile”, comentava Maria Fontes, enquanto acompanhava a entrada do grupo na Rua de Lisboa.
A médica Dallas Monteiro extravasou também a sua satisfação pela qualidade do show e a reação do público. “Estou surpreendida pela positiva com esta adesão”, confessou.
O enredo teve como foco homenagear os profissionais da saúde, que têm alcançado feitos assinaláveis em Cabo Verde, em particular no combate à pandemia da Covid e contra o Paludismo. Aliás, o grupo fez questão de destacar no topo de um tripé o certificado atribuído a Cabo Verde em dezembro de 2023 pela Organização Mundial da Saúde como país livre desta última doença.
“Este é um feito que nos deixa muito felizes, um dado histórico para os técnicos da saúde e para Cabo Verde”, frisa Dallas Monteiro, para quem os funcionários do sector merecem a homenagem que acabaram por fazer a si próprios no desfile realizado ontem.
Outras mensagens foram repassadas, uma delas um cartaz que chama atenção para o risco da partilha de fake news, pois “a desinformação coloca em risco a saúde pública”. Um outro dístico apelava ao apoio ao aleitamento materno.
O cortejo carnavalesco partiu da Delegacia de Saúde, cruzou a dianteira do Palácio do Povo, passou pela Praça Nova e entrou na Rua de Lisboa atraindo uma multidão.