Vinte e quatro grupos de animação – escolas, jardins, mandingas e comunidades – vão desfilar pelas principais ruas da cidade do Mindelo no Carnaval 2026, conforme programação divulgada pela Câmara Municipal. A estes se somam os Professores e os Mandingas de São Vicente, na segunda-feira, Flores do Mindelo e Cruzeiros do Norte na terça de Carnaval, seguido de um baile monumental na Rua de Lisboa, com Calema e Banda Folia.
Os desfiles arrancam esta sexta-feira, 13, com Sodart – Escola de Chã de Cemitério, Jardim Despertar, Escola de Espia, Agrupamento VII – Escolas João José dos Santos, Luis Morais e Jovino dos Santos) e Trio Convivência. No sábado, a batucada invade a cidade, com Escola Portuguesa, Jardim Casa de Criança, Grupo Vovó, Delegacia de Saúde, Trio KNPromo e Trio Uni-Mindelo.
No Domingo estão previstos desfiles dos Mandinga de Fernando Pó, Monte Sossego Mirim, Mama Gelod, Mandinga do Lixão Ribeirinha, Mandinga de Espia, Alegria de Campim, Mandinga de Fonte Filipe, Escola de Basquetebol Zé Baía La Família, Mandinga de Ribeira Bote e Bateria Ritmo do Norte.
Para a próxima segunda-feira, foram agendados os desfiles dos Professores e Mandingas de São Vicente, um projecto inédito que junta mandingas de todos os grupos ativos da ilha. Já na terça-feira, estarão no sambódromo do Mindelo, a partir das 19h30, Flores do Mindelo, seguido dos Cruzeiros do Norte.
O programa destaca ainda a realização de um “Boi de Carnaval” na rua de Lisboa, logo após os desfiles oficiais, com os Calema e Banda Folia, com Yackass, Edson Oliveira, Vai Dias, Anisio Rodrigues e Constantino Cardoso. A entrega dos prêmios será na quarta-feira, a partir das 15 horas.







