Cerca de 30 blocos vão desfilar a partir desta sexta-feira pelas ruas de morada no pré-Carnaval, promovendo a diversão dos foliões e das pessoas que, entre os seus afazeres, param para assistir as apresentações, conhecer as histórias contadas com muitas cores e brilho. Hoje o dia é dos mais pequenos, ou seja, dos jardins dos Capuchinhos, Despertar, Flores do Mindelo, Welly, e também dos agrupamentos escolares da Ribeira d’Craquinha e Escola de Espia.
O Carnaval de São Vicente é, sem sombra de dúvidas, o maior e mais extenso espetáculo de Cabo Verde, como faz questão de afirmar, de forma recorrente, a Liga Independente dos Grupos de Carnaval. Os desfiles espontâneos começam um mês antes com os assaltos dos mandinas aos domingos para depois a animação invadir o centro da cidade de forma consecutiva de sexta à terça-feira do Carnaval. Mas a festa só termina com o chamado Enterro do Carnaval, com um esplendoroso desfile dos mandingas.
Este ano, de acordo com a programação disponibilizada pela Câmara de São Vicente, a partir das 9h30 de sábado, estão previstas as apresentações da Escola Portuguesa, Salesiana, Grupo Vovó, Professores e Uni-Mindelo. No domingo, os desfiles começam às 14h30, com Monte Sossego Mirim, Mandinga Chefe, Mandinga de Fernando Pó, Escola de Futebol Domingos Bomber. Prosseguem com Terra Love, Escola de Basquete Zé Baía La Familia, Mandinga de Fonte Filipe, Associação Ponta d´Pom, Mandinga da Ribeira Bote e Trio Convivência. Na segunda-feira, a folia inicia um pouco mais tarde, por volta das 15 horas, com o desfile da Escola Secundária José Augusto Pinto e do Liceu Ludgero Lima. Às 21 horas, será a vez da Escola de Samba Tropical.
Na terça-feira, as apresentações começam por volta das 17 horas, com desfiles dos grupos espontâneos que concorrem ao “Prémio Kakoi”, seguem os grupos oficiais Estrela do Mar (19 horas), Flores do Mindelo (19h30), Monte Sossego (20 horas) e Cruzeiros do Norte (20h30). Na quarta-feira de cinzas, por volta das 15h30, está agendada a entrega dos prémios aos grupos e destaques.
E tudo acaba no domingo, 18 de fevereiro, com o enterro do Carnaval.