CarnavalCultura
Tendência

Animação carnavalesca toma conta da cidade do Mindelo por cinco dias consecutivos com grupos de animação e desfile oficial

A cidade do Mindelo vai entrar a partir de hoje num ciclo de desfiles carnavalescos permanentes até terça-feira. Jardins infantis, escolas do ensino básico, secundário e superior, grupos de animação das diferentes zonas, instituições sociais, mandingas, etc., vão levar a festa para o coração da ilha de S. Vicente de manhã à noite. A folia vai atingir a potência máxima com o show do Samba Tropical, segunda à noite, e a performance dos grupos Flores do Mindelo, Estrela do Mar, Cruzeiros do Norte e Monte Sossego.

Conforme informação publicada pela CMSV, a animação será assegurada por 28 grupos inscritos. O assalto à morada começa hoje pelas 9 horas com desfiles da Escola Valentina, Jardim da Casa de Criança, Escola Aurélio Gonçalves, Jadim Welly, Escola de Espia e Trio Conveniência. No sábado, alunos da Escola Portuguesa fazem a primeira apresentação pelas 9 horas e 30 minutos, seguidos da Escola Salesiana. No período da tarde a passarela será invadida pelas 15 horas pelo Jardim Bambi, depois seguem o Grupo Vovó, Delegacia de Saúde, Professores e a Universidade do Mindelo.

Domingo promete ser um dia repleto de folia. Está programado o show dos grupos de mandingas de Fonte Francês, Espia, Fernando Pó, Fonte Filipe e da Ribeira Bote no período da tarde. Além disso, o programa contempla a entrada em cena dos aprendizes da Escola de Futebol Domingos Bombeiro, grupo Panela na Lume, Os Mensageiros, Terra Love, Mindel Samba e Bateria Ritmo do Norte.

Na segunda-feira, o Samba Tropical faz a tão esperada homenagem a dona Luiza Morazzo, ex-presidente do grupo, com cerca de 1.200 foliões, pelas 21 horas. A folia vai estar, no entanto, em potência máxima na terça-feira, dia do concurso oficial, que este ano aposta num desfile noturno com Flores do Mindelo, Estrela do Mar, Cruzeiros do Norte e Monte Sossego.

Antes da entrada dos grémios que este ano disputam o título, haverá uma homenagem à falecida dona Lily Freitas, presidente do emblemático grupo Vindos do Oriente, a partir das 18 horas. O grupo, que traz um trio eléctrico, irá percorrer o circuito normal dos grupos oficiais.

Pub.

O anúncio e entrega dos prémios acontece na quarta-feira à tarde, na Rua de Lisboa.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo