Atualidade
Tendência

UniMindelo e VisionWare assinam parceria estratégica para facilitar aposta no mercado africano

A Universidade do Mindelo e a VisionWare, empresa portuguesa dedicada à segurança de informação, rubricaram ontem um acordo visando estreitar a relação de cooperação entre as duas entidades, gerar, difundir e aplicar conhecimento no sector, como parte da estratégia e aposta contínua desta empresa no mercado africano. A assinatura deste protocolo acontece no âmbito da VIII Semana Académica da Universidade do Mindelo, sob o mote “Semana do Empoderamento & Transformação Digital”, a qual conta com o apoio do Governo de Cabo Verde.

A assinatura deste protocolo de cooperação é precedida hoje de uma apresentação do CEO da VisionWere, Bruno Castro, dedicada às principais tendências da cibersegurança e às oportunidades de carreira nesta área. “Através da aproximação entre o meio académico cabo-verdiano e empresarial nos domínios da Tecnologia de Informação, prevê-se o desenvolvimento de parcerias estratégicas que promovam o desenvolvimento de competências e de inovação em Cibersegurança e Segurança da Informação”, lê-se num comunicado de imprensa enviado pela UniMindelo, que realça que, para tal, a VisionWare optou por alargar as parcerias estratégicas e celebrar um acordo que visa a troca de know-how e talentos nestas áreas específicas de actuação entre Portugal e Cabo Verde. 

“Considerando o aumento exponencial de negócio no sector da Segurança de Informação e a procura, cada vez mais elevada, de recursos humanos especializados, altamente qualificados na vertente de cibersegurança, a VisionWare tem procurado expandir as suas parcerias nacionais e internacionais”, argumenta Bruno da Moura. Este diz ainda que a Universidade do Mindelo é uma entidade de referência em Cabo Verde e pertencente a um dos mercados em expansão da empresa, no quadro da investigação e no ensino da engenharia informática e sistemas computacionais.

Por isso, este protocolo acaba por representar uma mais-valia ímpar no âmbito da prestação dos serviços e estratégia de crescimento internacional da VisionWare. “A Universidade do Mindelo integra, na sua oferta de formação de licenciaturas e mestrados, cursos nas áreas de ligação entre a engenharia informática e a cibersegurança. Este protocolo com a VisionWare acrescentar valor à nossa actual oferta curricular permitindo a troca de conhecimento, serviços e parcerias fundamentais entre o ensino e as empresas do sector, e muito em especial, fomenta esta ligação histórica entre Cabo Verde e Portugal, através da criação de reais oportunidades de empregabilidade no nosso país”, ajunta Albertino Graça, 

Este tipo de colaboração entre a VisionWare e as universidades portuguesas e internacionais, refira-se, são uma das iniciativas da sua estratégia integrada de Employer Branding para 2022, na qual a empresa portuguesa prevê reforçar as suas equipas especializadas com talento formado em áreas científico-tecnológicas nas suas principais vertentes de atuação nos mercados onde opera. 

Fundada em 2005 e especializada em segurança de informação-cibersegurança, TI, investigação forense, compliance, privacidade, formação e intelligence, a VisionWere é reconhecida como detentora de capacidade técnica por instituições portuguesas e estrangeiras ligadas à justiça e com interesse no tema da segurança. Está igualmente envolvida em diversos projetos internacionais e apoiados pela UE.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo