A Universidade de Cabo Verde vai inaugurar, na tarde desta segunda-feira, em colaboração com a gigante da tecnologia Huawei, o seu novo Laboratório de Redes. O ato contará com presença do vice Primeiro-ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, em representação do Governo, do Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, e do CEO da Huawei para a África Ocidental, Lionel Liu.
De acordo com a Uni-CV, este novo laboratório promete ser um estímulo para a inovação e o desenvolvimento tecnológico no país e celebra uma parceria que reforça o compromisso com a educação e o progresso tecnológico em Cabo Verde. “A oferta do laboratório pela Huawei insere-se num esforço mais abrangente para impulsionar a investigação e a educação nas TIC, através da Huawei ICT Competition”, refere esta instituição em comunicado.
Agora, com o laboratório equipado, prossegue, os estudantes têm a oportunidade de explorar o potencial das redes de comunicação e desenvolver soluções inovadoras com aplicações locais e internacionais. “Foi em 2020 que a Uni-CV e a Huawei firmaram um protocolo que previu a doação de equipamentos, mas também estabeleceu um novo paradigma de colaboração entre o meio académico e a indústria”, pontua a mesma nota, realçando que este desenvolvimento enquadra-se perfeitamente no plano estratégico da Uni-CV, que visa posicionar-se como um centro de excelência académica e estímulo para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
Estão previstos discursos do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, do Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e do CEO da Huawei para a África Ocidental, Lionel Liu.