Maritza Rosabal deixou de pertencer ao elenco governamental. Ulisses Correia e Silva confirmou que Rosabal apresentou um pedido de demissão por “razões pessoais”, que foi aceite.
Deste modo, a pasta da Educação passou para a alçada de Amadeu Cruz, que transita de Secretário de Estado do Ensino Superior para Ministro, enquanto a área da Família e Inclusão Social fica a cargo do ministro de Estado Elísio Freire, que continua a acumular as antigas funções governativas. As propostas já foram enviadas ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
Esta mudança acontece a escassos meses das eleições Legislativas, que devem acontecer entre Março e Abril, ou seja, próxima do termo do mandato. É certo, no entanto, que a Educação foi uma área especialmente afectada pela Covid-19 e que mostrou algumas dificuldades de adaptação às exigências próprias da pandemia.
A saída da ministra do Governo foi confirmada por Ulisses Correia e Silva que disse num post ter sido uma honra trabalhar com Rosabal. O Chefe do Executivo reconheceu a dedicação que Maritza Rosabal colocou ao serviço do país e a sua determinação em realizar “importantes reformas” no sistema educativo e no domínio da proteção social.