Ulisses Correia e Silva elenca obras que vão ficar prontas em S. Vicente em 2025, no empossamento dos eleitos municipais
O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva afirmou ontem no empossamento dos órgãos municipais de S. Vicente que há “boas perspectivas” para a ilha em termos de obras e realizações em 2025. O Chefe do Governo elencou, deste modo, intervenções a serem concluídas no próximo ano, a começar pela requalificação do passeio da Avenida Marginal, obra com traços artísticos a ser financiada pela Enapor e ligada ao Terminal de Cruzeiros do Porto Grande. A empresa, recorde-se, chegou a apresentar ao Ministério do Mar o projecto preliminar e deverá revelar o desenho definitivo em maio do próximo ano.
O próprio Terminal de Cruzeiros, projectado para estar pronto em 2024, ficará igualmente operacional no próximo ano. Ainda no sector da economia azul, Ulisses Correia e Silva assegurou que em 2025 irão avançar os processos de concurso para a expansão do Porto Grande, para operações de transbordo, e para a reabilitação e modernização dos estaleiros da Cabnave.
“Vão ser concluídas outras grandes obras, como o Data Center e o Parque Tecnológico; o Parque Solar (que irá duplicar a capacidade de Energias Renováveis na ilha de S. Vicente), assim como a dessalinizadora da Ribeira de Calhau, levando mais água para agricultura”, afirmou Ulisses Correia e Silva. Entretanto, relembre-se, a primeira pedra do Data Center do Mindelo foi lançada em fevereiro de 2019 e, na altura, previu-se a conclusão dos trabalhos em nove meses, prazo que foi sendo sucessivamente adiado.
Em relação ao sector da saúde, prosseguiu o ministro, ficarão prontas as obras do Centro Ambulatorial, assim como a Nova Maternidade, a Pediatria do Hospital Baptista de Sousa e o Centro de Saúde de Monte Sossego, tema este na agenda desde 2020. O Chefe do Governo assegurou ainda que será reforçado o projecto Cidade Segura com a inclusão de câmaras de videovigilância noutras artérias da cidade do Mindelo.
Ulisses Correia e Silva replicou estas informações no seu Facebook, mas foi lembrado que parte dessas obras já deveria estar inaugurada.