Três novos casos suspeitos de coronavírus em Cabo Verde
A Direcção Nacional de Saúde, através do Sistema de Vigilância, detectou mais três casos suspeitos de infecção por coronavírus em Cabo Verde, mais precisamente na cidade da Praia, ilhas de Boa Vista e Santo Antão, revelou Artur Correia em conferencia de imprensa proferida na manhã desta sexta-feira na Capital, ao fazer o ponto da situação desta pandemia no território nacional.
Um dos suspeitos, segundo o DNS, é uma mulher de 61 anos, cabo-verdiana, que regressou recentemente da Suíça. A amostra de sangue para despiste da doença foi ontem enviada para Portugal, estando neste momento a aguardar os resultados, revela.O segundo suspeito é um cidadão de nacionalidade alemã, de 76 anos, e foi detectado no Aeroporto Internacional Aristides Pereira na Boa Vista. O terceiro caso é um francês, de 59 anos, que apresenta sintomas compatíveis com infecção por Covid-19.
Este último, de acordo com o Artur Correia, encontra-se na Ribeira Grande, em Santo Antão. Em relação aos casos divulgados ontem, voltou a referir que o resultado dos testes às duas turistas lusas deu negativo. Quanto ao indivíduo que se encontra internado no Hospital Baptista de Sousa aguarda-se ainda o resultado.
Ainda na conferência de imprensa, o DNS voltou a referir que Cabo Verde ainda não tem capacidade para realizar exames internamente, mas o kit técnico deverá chegar ainda este mês ao país. Logo que isso acontecer, garante, o laboratório nacional passará a fazer o despiste.
Este indicou ainda que serão disponibilizados ainda 20 ventiladores para suporte a eventuais doentes que precisarem de suporte mecânico para respirar devido as infecções pulmonares provocadas pelo coronavírus.
Fé em Deus.