Solidariedade: Câmara da B. Vista cancela Festival Praia d’Cruz e aloca 3 mil contos do orçamento para ajudar S. Vicente

O flagelo que assola a população de S. Vicente mereceu mais um acto de solidariedade, gesto agora assumido pela Câmara da Boa Vista, cujo edil anunciou hoje o cancelamento do Festival Praia d’Cruz 2025 e a oferta de 20% do orçamento de 15 mil contos para ajudar as vítimas do temporal. O evento estava agendado para os dias 22 e 23 de agosto, mas a autarquia boavistense preferiu suspender a festa e disponibilizar 3 milhões de escudos para apoiar ações humanitárias e a reconstrução da chamada ilha do Porto Grande.
“Não podemos celebrar enquanto há famílias a chorar. A cultura é celebração, mas também é consciência”, afirmou o autarca Cláudio Mendonça durante uma conferência de imprensa realizada hoje. Enfatizou que o cancelamento do festival de música não é apenas uma medida administrativa, mas uma demonstração de respeito e empatia.
Além do festival, a medida abrange todas as atividades previstas para o Dia Internacional da Juventude, bem como outras iniciativas programadas para estes dias, no âmbito da programação de Sal Rei enquanto Capital Cabo-verdiana da Juventude 2025. “Hoje, somos todos São Vicente”, declarou o presidente da CMBV. Ele que apelou ainda à mobilização de apoios pelos cidadãos, empresas, entidades culturais e parceiros do festival para transformar o espírito festivo em solidariedade ativa.
Em nota publicada no Facebook, a CMBV informa que a própria ilha das dunas também foi fustigada por fortes chuvas nos últimos dias, provocando acumulação de águas pluviais na cidade de Sal-Rei, inundações e perda de animais nos povoados. A estrada entre Bofareira e o norte da ilha sofreu danos e encontra-se interditada, dificultando o acesso a várias comunidades.
A Proteção Civil e os Bombeiros Municipais continuam no terreno, em operações de avaliação dos estragos, escoamento das águas e limpeza das vias. O Presidente da autarquia, acrescenta a informação, tem estado a acompanhar de perto e a avaliar os danos causados, procurando restabelecer as condições de normalidade o mais rapidamente possível.
A autarquia apela à população para que mantenha a prudência, atenda as comunicações oficiais e esteja pronta para acionar os serviços de emergência sempre que necessário.
Em gesto de solidariedade da CMBV surge após a edilidade de Santa Catarina de Santiago ter tomado uma medida similar – o cancelamento do Festival de Chão de Tanque e todas as atividades culturais previstas para estes dias, como gesto de respeito e união para com as comunidades atingidas em S. Vicente e na ilha de Santo Antão pelas enchentes. Num comunicado vídeo, o edil Armindo Freitas, refira-se, transmitiu a solidariedade do seu município a todo o povo de São Vicente e às autoridades locais e desejou muita força ao colega Augusto Neves e ainda às autoridades que estão neste momento a trabalhar para normalizar o quanto antes a vida social na terra do Monte-Cara.