Pub.
Pub.
Atualidade

São Vicente: Isaura Gomes vai ser homenageada na Gala Padrinhos SOS 2019

A ex-presidente da Câmara de São Vicente, Isaura Gomes, vai ser homenageada esta sexta-feira, na Gala Padrinhos SOS, que terá lugar no Centro Cultural do Mindelo e é promovida pelo Centro Social SOS. A presidente Graça Gomes explica que a distinção à cidadã Isaura Gomes deve-se ao trabalho em prol das crianças e ao seu engajamento e empenho pessoal para que um centro social SOS fosse construído nesta ilha.

Esta gala, que já é uma prática instituída, é mais uma das actividades previstas para assinalar os 35 anos das Aldeias SOS em Cabo Verde. “Esta nossa gala é um momento que dedicamos aos padrinhos, parceiros e pessoas que contribuem para a nossa causa, seja monetariamente, com serviços ou com a sua presença”, explica a presidente do Centro Social SOS, realçando que este ano decidimos homenagear Isaura Gomes, que sempre esteve ao lado dos seus promotores, mesmo antes de ser presidente da CMSV.

Publicidade

“Isaura Gomes sempre esteve connosco. Foi uma das impulsionadoras do Centro Social SOS e acompanhou de perto toda a sua construção. Foi durante o seu mandato, como presidente da CMSV, que nos foi cedido o terreno para a construção da nossa placa desportiva, uma doação da edilidade. Mas foi, em primeiro lugar, uma pessoa dedicada às crianças, a ponte de cozinhar, sentar com elas e ser uma presença efectiva, como se fosse uma mãe”, afirma.

É toda esta dedicação que vai ser agora reconhecida publicamente. Vai ser entregue à Isaura Gomes uma placa de reconhecimento, feito por um ex-interno, segundo Graça, um dos primeiros jovens acolhidos no Centro Social SOS, quando este ainda funcionava na Rua Renato Cardoso. “A presidente da Fundação Aldeias SOS, Luísa Lobo, irá também proferir algumas palavras. Antes, todos os nossos convidados serão recebidos pelo Grupo Colá San Jon, já que estamos no mês das festas de São João. No quadro de uma parceria entre o Centro Cultural do Mindelo e o Centro Social SOS vamos apresentar um projecto de teatro. Temos ainda uma actuação do Coral Bana”, enumera.

Publicidade

A nível pessoal, diz Graça, vai ser apresentado um vídeo de António Tavares, “Bombu Mininu”, que retrata a necessidade do afecto e a relação pais-filhos, dedicado às famílias. Haverá ainda actuações de Constantino Cardoso, Ailine e das jovens Mara Alves e Thaíssa Rodrigues. A cerimónia contará ainda com a presença de Belarmino Lucas, membro da Comissão de Honra das celebrações dos 35 anos das Aldeias SOS Cabo Verde.

De referir que, no quadro destas celebrações, o Centro Social SOS pretende realizar também no mês de Julho um desfile de mandingas e, em Agosto, uma exposição de fotografias alusivas aos 35 anos. Paralelamente, ainda em São Vicente, pretende-se reforçar as campanhas “Responsabilização Parental” e “Criança não é de rua”, com uma programação própria, com intervenções a nível da sensibilização, informação e outros.

Publicidade

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo