
São Vicente acolhe as celebrações do Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, celebrado a 8 de maio. O acto central que destaca a data, que presta homenagem a Jean Henri Dunant, fundador do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, terá como palco um dos hotéis da ilha.
Este ano, sob o lema “Do lado da humanidade”, as 191 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha em todo o mundo reafirmam o seu compromisso com a proteção e o apoio às pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Em Cabo Verde, o ato comemorativo será em São Vicente, ilha escolhida para acolher as principais celebrações, com ações sociais e solidárias que beneficiarão famílias da zona do Madeiral.
Conforme o programa, as boas-vindas estarão a cargo de Benvindo Leston, presidente do Conselho Local da Cruz Vermelha, seguido de comunicações a volta do tema “Como a CVCV tem estado ao lado da humanidade ao longo de 50 anos: 1975 – 2025”, com intervenções de Augusto Vasconcelos Lopes (membro honorário), Arlindo de Carvalho (presidente da CVCV), Augusto Neves (presidente da Câmara Municipal de São Vicenete) e Jorge Santos (Ministro do Mar).
Mas as comemorações estendem-se por todo o território nacional, envolvendo as diferentes estruturas locais da Cruz Vermelha de Cabo Verde. Em Santiago, por exemplo, os sete Conselhos Locais e os dois Núcleos Locais reúnem-se para uma jornada conjunta de partilha e solidariedade. As estruturas do Fogo, São Nicolau e Santo Antão também promovem atividades alusivas à data.