Réveillon: Navio Artania cancelou show pirotécnico porque foi autorizado em cima da hora
A participação do navio cruzeiro Artania no fogo-de-artifício em S. Vicente no dia de S. Silvestre foi cancelada porque só foi informado que as medidas de segurança estavam garantidas no Porto Grande a poucas horas da meia noite do dia 31 de Dezembro, conforme apurou o Mindelinsite junto de um membro do concelho de administração da Agência Nacional de Viagem. Segundo Olavo Brites, o Comandante do barco turista manifestou essa vontade à ANV no dia 4 de Novembro e a empresa de administração portuária foi informada dessa intenção logo nesse dia, através da agência. No dia 10 de Dezembro, prossegue essa fonte, a ANV insistiu junto da Enapor, mas depois foi informada pela administração portuária que tal não seria possível por questões de segurança. Isto devido a presença das tubagens de combustível dentro do porto e porque poderia haver a possibilidade de abastecimento de combustível a embarcações.
“Assim sendo, comunicamos a decisão ao navio, que cancelou esse programa”, afirma Olavo Brites. Entretanto, continua, no dia 31 de Dezembro de manhã, a ANV foi informada pela Enapor que já estavam garantidas as condições de segurança para o lançamento do fogo-de-artifício. De imediato entrou em contacto com a oficial de bordo do navio cruzeiro, mas esta advertiu-o que o prazo era muito apertado. No entanto, essa oficial assegurou que ia contactar o comandante e ver o que poderia ser feito. “Às 18.45 horas fomos comunicados que isso já não seria possível porque iria implicar mudanças no plano de trabalho do barco. E temos de levar em consideração que os navios cruzeiros trabalham com grande antecedência”, salienta Brites, que diz entender as cautelas da Enapor porque a segurança do porto é a primeira prioridade.
O certo é que Artania esteve atracado no Porto Grande no dia de S. Silvestre, tal como previsto. Por isso, à meia-noite era grande a expectativa dos mindelenses em ver o céu da cidade do Mindelo iluminado por luzes coloridas lançadas em simultâneo do mar e em terra. Na Avenida Marginal, muita gente estava com o olhar direcionado para a baía para não perder o início desse espectáculo inédito. Isto aconteceu mesmo enquanto decorria o show pirotécnico a partir das traseiras do Mindelhotel e que demorou quase vinte minutos. Mas a expectativa foi gorada, o que chateou muita gente, apesar do clima de festa que reinava.
A notícia da participação do navio Artania no fogo-de-artifício foi comunicada à imprensa pela Enapor, que inclusivamente publicou uma nota no seu website oficial. Esta manhã, o Mindelinsite abordou a assessora de imprensa da Enapor, que confirmou o cancelamento do fogo-de-artifício. Conforme essa fonte, foi informada pelo Chefe de Operações que o comandante do navio enviou uma nota à Enapor na noite de 31 de Dezembro a informar que não seria possível efectuar o show pirotécnico.
Artania é um dos 32 navios que fez escala no Porto Grande agenciados pela ANV nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2019. Segundo Olavo Brites, de uma forma geral as companhias fazem uma avaliação positiva das estadias dos turistas na ilha de S. Vicente. Para ele, essa satisfação vai certamente aumentar com a construção do Terminal de Cruzeiros.
KzB