Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Projecto “Piscina Oceânica do Mindelo” acarinhado pela CV Ocean Week

A ilha de S. Vicente poderá contar com a sonhada piscina oceânica na zona da Onave, cujo projecto será apresentado com mais detalhes no âmbito da terceira edição da CV Ocean Week, que decorre de 16 a 20 de Novembro. Por enquanto, o ministério da Economia Marítima não quer avançar pormenores, mas os dados serão revelados a partir da próxima semana, após um encontro entre a organização da CVOW e os mentores desta e outras iniciativas constantes do programa do evento.

Conforme Eneida Gomes, a CVOW abraçou o projecto com o intuito de deixar uma marca do evento na ilha do Monte Cara, mas ao mesmo tempo ofertar algo útil para o futuro, uma vez que Cabo Verde é 99 por cento mar e muitos cabo-verdianos ainda não sabem nadar. “Será uma forma de se incentivar o ensino da natação em segurança e deixar um marco da CVOW para o futuro“, frisa a presidente do evento, que evitou da mesma forma dar mais informações sobre outros projectos incluídos no programa, como, por exemplo, a apresentação da proposta de uma nova área marinha protegida em S. Vicente por parte da Biosfera 1 e o uso de drones e cães na proteção das tartarugas marinhas, da autoria da Fundação Tartaruga da Boa Vista.

Publicidade

Devido a pandemia, a edição deste ano vai decorrer num novo formato, com primazia para encontros e conferências através da plataforma virtual Zoom. “Nos anos anteriores, os eventos oficiais foram complementados com actividades desportivas e culturais, incluindo musica, exposição de arte e teatro, valorizando a nossa cultura, o mar e o turismo, dando a possibilidade aos participantes de momentos inesquecíveis e impares nesta acolhedora cidade do Mindelo”, lembra o ministro Paulo Veiga, que fez ontem a apresentação formal da CVOW para a imprensa. Do leque de eventos previstos, o governante destacou o lançamento no dia 28 de Outubro de um concurso de fotografia a nível nacional e um outro de desenho nas escolas do ensino básico de S. Vicente. Paralelamente, prosseguiu, o ministério da Economia Marítima apostou na sensibilização dos operadores de pesca das comunidades costeiras sobre as formas de aproveitamento dos recursos marinhos, sem perigar a gestão sustentável dos mesmos. Momento aproveitado para se falar da captura do búzio e das lagostas costeiras, das práticas do mergulho com uso de garrafa e pesca dos juvenis.

“Teremos igualmente uma importante mesa redonda para discutir as questoes que afectam os maritimos cabo-verdianos e apresentacao de importantes projectos para o sector maritimo”, salienta Veiga.

Publicidade

Conforme o programa, a cerimónia de abertura da CVOW aconteceu no dia 1 de Novembro. Dentre as diversas iniciativas está prevista uma conferência sobre o papel do Campus do Mar no Desenvolvimento de Cabo Verde, um workshop de Co-design e implementação do projecto monotorização dos ecossistemas costeiros de Cabo Verde, uma mesa redonda sobre o sector dos transportes marítimos, apresentação do Portal do Mar, projecto Nortuna – Aquacultura Flamengo e uma homenagem aos marítimos.

Antes do encerramento oficial será feita a entrega dos prémios dos concursos de desenho “O mar: nossa riqueza, nosso lar” e de fotografia, “Recursos do Nosso Mar – Um oceano azul no Atlantico”.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo