O Presidente Jorge Carlos Fonseca convocou para o dia 28 do corrente uma reunião do Conselho da República, órgão (constitucional) político de consulta para informação, reflexão e avaliação da situação decorrente da epidemia da COVID-19 no país. As conversas vão incidir sobre saúde, economia, educação.
Esta reunião ocorre numa altura em que Cabo Verde acumula cerca de 4.600 casos da doença e 6 óbitos. Este encontro vai servir para informação, reflexão e avaliação, decorrente da infecção pelo novo coronavírus.
Em março, quando foram confirmados os primeiros casos no país, o chefe de Estado convocou o Conselho da República para auscultar aquele órgão consultivo sobre a declaração de estado de emergência para travar a expansão da pandemia de covid-19.
JCF acabou por decretar o estado de emergência, pela primeira vez na história do país, por um período inicial de 20 dias. Este foi no entanto renovado de forma diferenciada entre as ilhas até finais de maio.
Devido ao aumento dos casos, sobretudo no concelho da Praia, o PR foi confrontado em agosto por jornalistas sobre a possibilidade de renovar o estado de emergência e deixou esta hipótese em aberto: “Nunca se pode dizer nunca mais”.
”É uma possibilidade que, em tese geral, está sempre em aberto. O que posso dizer é que, neste momento, não está na minha perspetiva”, afirmou.