Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Polícia Nacional abre concurso externo para recrutar 132 novos agentes

A Direcção da Polícia Nacional abriu um concurso externo para o preenchimento de 132 vagas de ingresso na carreira de agentes, conforme anúncio publicado no Boletim Oficial de ontem, 11 de maio. As inscrições decorrem por um período de 20 dias, a formação terá a duração de seis meses e vai decorrer no Centro Nacional de Formação da PN, na cidade da Praia. 

Os candidatos terão de preencher vários requisitos, desde nacionalidade cabo-verdiana, idade superior a 21 anos e inferior a 28 à data do encerramento do prazo da candidatura, ter 1,70 ou 1,65 metros de altura, robustez física e perfil psicológico necessário para o desempenho da função e não sofrer de nenhuma doença contagiosa. Ainda: ter como habilitações literárias mínimas o 12º Ano de Escolaridade, não ter sido condenado por qualquer crime, bom comportamento moral e civil, entre outros.

Publicidade

Caso o número de aprovados no concurso for superior ao dos candidatos a admitir ao curso, será mantida uma reserva com os excedentários, cujo prazo de validade é de dois anos. 

Para formalizar as candidaturas, os interessados devem entregar o curriculum vitae, cópia de Bilhete de Identidade ou Cartão de Identificação Civil, certidão de registo criminal, de habilitação literária e de situação militar, atestado médico, cadastro policial da PN e da PJ, certificado de vacinas contra o Sars-Cov-2 (Covid-19) e documento comprovativo do grupo sanguíneo.

Publicidade

Todos os candidatos terão de ser submetidos a testes de conhecimento, provas físicas, inspecção médica e exame psicológico. “Sem prejuízo da responsabilidade penal ou disciplinar que o caso couber, a apresentação de documentos falsos ou falsificados, bem como a prestação de falsas declarações durante o procedimento, nomeadamente no exame médico, nas provas físicas e na entrevista, determina a exclusão imediata do candidato”, especifica. 

Informa ainda que os candidatos não aceites no método de triagem curricular são excluídos da lista dos admitidos ao concurso. Já os aprovados serão nomeados Agentes de 2ª Classe da PN e ficam sujeitos ao regime probatório de dois anos, podendo ser colocados em qualquer comando, unidade ou serviço, cujo desempenho deverá ser objeto de avaliação e de relatório final. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo