PM pede serenidade aos mindelenses na sequência do primeiro caso positivo de covid-19 e faz balanço positivo do Estado de Emergência
O Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, endereçou uma palavra de serenidade aos mindelenses, ilha que registou na sexta-feira o primeiro positivo de coronavirus e aproveitou para fazer um balanço positivo do Estado de Emergência, no dia em que Cabo Verde entrou na segunda semana de quarentena.
Em conferência de imprensa proferida na manhã desta segunda-feira na cidade da Praia, o Chefe do Governo indicou que é preciso manter a serenidade, cumprir com maior rigor as regras de isolamento social e de protecção individual e confiar nos profissionais de saúde e referiu que Cabo Verde está num combate que se ganha com humildade, determinação e confiança nas autoridades de saúde e da protecção civil.
“O país está em estado de emergência. O balanço é positivo. Na sua grande maioria, as pessoas estão a cumprir. É preciso cumprir mais. É preciso que todos cumpram. É preciso fintar as restrições e as proibições para não colocar em perigo a sua saúde, da sua família e da sua comunidade”, disse, realçando que está provado que o isolamento social tem impacto sobre o número de infectados.
Este lembra ainda que o estado de emergência passou a ser obrigatório o isolamento social, o confinamento e a restrição da mobilidade de pessoas. “É uma medida de protecção da saúde pública. As forcas de segurança – polícia e os militares – têm a missão e o dever de garantir o cumprimento rigoroso do estado de emergência. É em nome da protecção da sua saúde lá em casa e da saúde de todos os cabo-verdianos que a polícia e os militares actuam para fazer cumprir as regras que todos devem obedecer”, pontuou.
Neste sentido, o PM agradeceu a Direcção Nacional da PN e do Chefe de Estado-maior das Forças Armadas, o bom desempenho que a policia e os militares têm tido para garantir o cumprimento do Estado de Emergência. Agradeceu igualmente a todos os cabo-verdianos e os estrangeiros que vivem no país. “Não dêm chance ao coronavirus. Mais uma vez o apelo redobrado é ficar em casa e lavar as mãos varias vezes por dia. Está na sua mão. Estão nas nossas Maos”, acrescentou Correia e Silva.
Correia e Silva prometeu estar atento e ir ajustando as medidas e tomando as decisões com ponderação e rapidez que o momento exige.