Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

Petição contra atribuição do nome “Estádio Pelé” com mais de 500 assinaturas

Petição lançada há poucas horas nas redes sociais para contestar a atribuição do nome “Estádio Pelé” ao Estádio Nacional já conta com mais de 500 assinaturas. Trata-se de uma iniciativa em nome do Voz do Povo, apelidada de “Não queremos o nome do nosso Estádio Nacional como “Estádio Pelé”.

Nos argumentos divulgados na página Change.org, lê-se “há muito a mostrar iniciativas que não representam a voz do povo, o Primeiro-ministro deveria levar em conta a nossa própria essência cabo-verdiana, ao em vez de estar emocionado querendo ganhar visibilidade internacional a qualquer custo e de uma forma que passa por cima da vontade daqueles que ele representa”.  

Publicidade

O cargo que este ocupa, prosseguem, não deveria ser usado para baixarias e jogos políticos de baixo calão. “Se a Fifa recomenda que em todos os países deveria ser nomeado um estádio como ‘Estádio Pelé’, pois esta que venha financiar um novo ‘Estádio Pelé’, aceitaremos de bom coração”, pontuam.

Dizem reconhecer a grandeza do grande Pelé, mas seria melhor este ser homenageado pelo “Santos” e pelo Brasil, não por cabo-verdianos que são ignorados e, muitas vezes, “chacotados” por brasileiros, povo com o qual partilham os mesmos laços históricos, mas que estes reduzem apenas a “africanos pobres e miseráveis.”

Publicidade

Ainda para piorar, afirma, os próprios brasileiros estão a debochar desta iniciativa do governo, que a todos envergonha. “Isso não se trata de uma falácia. Infelizmente é a realidade, o PM precisa incluir o povo nas suas decisões. Nós queremos que as nossas coisas sejam valorizadas, engrandecidas e repudiamos qualquer ato que ofende e anula a nossa essência cabo-verdiana”, sublinha

Para os promotores desta petição, se o Primeiro-ministro quer Cabo Verde visível internacionalmente, que seja pelo mérito das próprias coisas e da boa governança, não por atos emotivos e imaturos. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo