Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

OMS promove formação virtual para meios de comunicação social da região africana sobre suicídio 

A Organização Mundial da Saúde promove no próximo dia 09 de setembro uma formação virtual para os meios de comunicação social na região africana sobre o suicídio e reportagem responsável. Esta se insere nas comemorações do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, instituído como uma chamada de atenção para o facto de existir uma alternativa ao suicídio.

A formação enquadra-se no tema escolhido para assinalar a efeméride em 2024 e se prolonga até 2026, que é “Mudar a comunicação sobre o suicidio” com um chamado à ação “Começar a conversa”. Entende a OMS que o suicídio é uma causa trágica de mortes evitáveis, resultando em 700 mil mortes a cada ano globalmente, sendo a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. 

Publicidade

“A taxa de suicídio na Região Africana é a mais alta do mundo, estimada em 11,2 por 100 mil habitantes em 2019, em comparação com a média global de 9,0 por 100 mil habitantes. Embora a taxa regional tenha diminuído 21% de 2014 a 2020, vários países da região africana ainda relatam taxas de suicídio padronizadas por idade superiores a 15 por 100 mil habitantes”, refere.

Para esta agência especializada em saúde aumentar a conscientização sobre o suicídio e incentivar conversas abertas e honestas sobre os desafios que podem levar a pensamentos e comportamentos suicidas pode ajudar a combater o estigma que envolve. É também um pilar transversal da abordagem de saúde pública do guia informativo “Live life” da OMS para a prevenção do suicídio. 

Publicidade

Assim, em conjunto com a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), a OMS apoia o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um dia de conscientização e defesa estabelecido em 2003. Desde então, todos os anos são marcados por um tema relevante que foca a atenção no problema do suicídio e orienta a ação mundial para prevenir mortes prematuras por suicídio. 

A formação vai acontecer em Brazzaville, capital da República do Congo, das 10 às 12 horas (8 às 10 horas em Cabo Verde e o link de registo é https://who.zoom.us/j/96083545337.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo