Pub.
Pub.
Atualidade

Olavo Correia eleito presidente Conselho de Governadores do BIDC 

O vice Primeiro-ministro, Olavo Correia, é o novo presidente do conselho de governadores do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC), instituição de Financiamento do Desenvolvimento líder na África Subsaariana Ocidental. O anuncio foi ontem, domingo, através de uma publicação no site do Governo de Cabo Verde.

A eleição de Correia, por unanimidade, aconteceu na semana passada, durante a 20.ª assembleia-geral ordinária do BIDC, em que o também ministro das Finanças e do Fomento Empresarial representou o país, sendo Cabo Verde um dos sócios da instituição, que financia projetos públicos e privados, também no arquipélago. “Durante o meu mandato, uma das questões a que darei especial atenção tem a ver com as condições de financiamento e a flexibilidade das mesmas, de modo a aumentar o seu diferencial competitivo. Porque as ofertas no mercado internacional são várias, cabe aos privados, dos diferentes Estados-membros, analisar as melhores condições”, lê-se no seu facebook.

Publicidade

No caso de Cabo Verde, prossegue, o país tem um quadro de financiamento, do ponto de vista de juros, que é inferior àquilo que é o quadro ao nível da sub-região. “Deste modo, é importante que alinhemos as condições com as do mercado doméstico, para permitir que tenhamos acesso a um volume maior de financiamento. Mas salvaguardando que essas condições possam permitir que os projetos sejam rentáveis”, acrescentou o governante, que diz assumir com grande honra e sentido de responsabilidade a Presidência do Conselho de Governadores do BIDC.

Já o presidente do BIDC, George Donkor, de acordo com site Africa.com, enalteceu a nomeação de Olavo Correia ao cargo que, a seu ver, testemunha a actuação e influencia do governante enquanto banqueiro e estadista. Este enfatizou ainda as competências profissionais do CPM em Banca, Economia e Gesta ode Negócios, bem como suas experiencias em diversos sectores públicos e privados que, afirma, “serão valiosas, pois o BIDC continua a emergir como a principal instituição de Financiamento do Desenvolvimento da África Subsaariana Ocidental.”

Publicidade

Sediada no Togo, o BIDC é uma instituição financeira regional de investimento e desenvolvimento detida pelos 15 Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao): Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo. Financia projetos e programas de desenvolvimento nos sectores de infraestrutura e serviços básicos, desenvolvimento rural e meio ambiente, indústria e serviços sociais, através de empréstimos, participações societárias, linhas de crédito, refinanciamento, operações de engenharia financeira e outros serviços.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo