Pub.
Pub.
Atualidade

Observatório da Cidadania Ativa e edil Augusto Neves com encontro agendado para amanhã

O Observatório da Cidadania Ativa de Cabo Verde vai apresentar amanhã os cumprimentos de ano novo ao edil Augusto Neves e ao mesmo tempo expor ao presidente da Câmara de S. Vicente as linhas gerais que norteiam essa entidade e o seu plano de actividades. O encontro está agendado para o meio dia e, conforme informação avançada pelo Observatório, um dos seus objectivos é contribuir para o reforço da eficiência e eficácia na relação entre o munícipe e o poder local, para que a administração pública esteja mais próxima das pessoas e ofereça um serviço de qualidade.

Este ano, a acção do Observatório será guiada com base no lema “Cidadania Ativa, um olhar sobre Cabo Verde”, pelo que esse organismo pretende dar seguimento ao seu programa de contactos com as diversas instituições públicas e privadas, mas também com organizações da sociedade relacionadas com a cidadania, direitos humanos, inclusão e desenvolvimento, para conhecer o trabalho realizado e estabelecer parcerias. Um dos seus pontos altos será a realização da segunda Semana Nacional de Cidadania e a comemoração do Dia Mundial Mundial de Cidadania a 18 de Maio, evento que terá a cidade da Praia como palco central. Esse certame irá culminar com a entrega do “Certificado de Excelência”, que é um reconhecimento que o Observatório atribui a cidadãos e/ou organizações que se destacam nas boas práticas e atitudes e tenham prestado serviços relevantes à sociedade cabo-verdiana.

Publicidade

Com sede em S. Vicente, o Observatório vai alargar este ano a sua rede de pontos focais nas ilhas do Maio, Sal, Brava e no município do Tarrafal de Santiago. Estes irão juntar-se às representações de Santo Antão, Praia, Assomada e Boa Vista. No plano internacional, uma delegação dessa entidade irá deslocar-se a Portugal no primeiro semestre de 2020 para conhecer a experiência de organizações congéneres na Região Autónoma dos Açores. 

“Sendo o Observatório uma organização de carácter essencialmente pedagógica, os estabelecimentos de ensino continuarão a merecer a nossa atenção com a realização de oficinas de educação para a cidadania, em parceria com o ministério da Educação. Outrossim, nas diversas comunidades do país, em colaboração com as associações representativas, estão previstos intercâmbios e conversas abertas sobre a cidadania, nas suas múltiplas vertentes”, diz Lucas Monteiro, secretário da direcção, acrescentando que os membros e parceiros do Observatório serão contemplados com programas de capacitação em sectores como cidadania eleitoral e ambiental, direitos humanos, comunicação…

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. O que é este Observatório Da Cidadania Ativa. Uma ONG? Um embrião dum partido político? Uma Associação de notáveis sem estatuto público conhecido? Quem integra este Observatório, para se perceber se é ou não uma associação secreta? Parece ser algo importante para ser recebida pelo Presidente da CMSV? Seria bom que o comum dos mortais fosse informado sobre quem se afirma ou pretende afirmar no todo nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo