Navio norte-americano “Bear” em operações de combate a actividades ilícitas nas águas de Cabo Verde
O navio Bear (WMEC 901) da Guarda Costeira dos EUA vai realizar missões de apoio à segurança nos espaços marítimos sob a soberania e jurisdição de Cabo Verde nos meses de julho a agosto. A presença da embarcação norte-americana advém de um convite da cidade da Praia e visa reforçar a parceria entre Cabo Verde e os Estados Unidos e os esforços comuns no combate à actividade marítima ilícita no oceano Atlântico.
“Em coordenação com alguns parceiros de Cabo Verde, o USCGC Bear reforçará o conhecimento do domínio marítimo, irá apoiar na fiscalização da pesca Ilegal – não declarada e não regulamentada e no combate ao crime organizado transnacional”, informa nota da embaixada norte-americana. Conforme esta representação diplomática, a missão complementa e amplia a visita anteriormente efetuada a Cabo Verde em 2019 pelo USCG Thetis (WMEC 910), que visitou o porto de Mindelo, na ilha de São Vicente, tendo participado na operação anual de segurança marítima Junction Rain.
Durante essa visita, acrescenta, a tripulação do USCGC Thetis realizou intercâmbios profissionais e patrulhas conjuntas com os militares da Guarda Costeira de Cabo Verde.
Os Governos dos Estados Unidos e de Cabo Verde assinaram um acordo de cooperação bilateral em 2014, que permite e regula a realização de exercícios e operações entre as Guardas Costeiras dos dois países.