Mulheres profissionais marítimas e portuárias da África ocidental e central debatem empoderamento feminino em S. Vicente
A rede das mulheres profissionais marítimas e portuárias da África ocidental e central (RMPMP-AOC) estará reunida em S. Vicente para debater medidas que possam ajudar os portos africanos dessas duas regiões, assim como os países sem litoral, a implementar políticas e projectos capazes de promover a integração da mulher e o desenvolvimento do referido continente. Esse seminário, organizado pela Enapor enquanto membro da AGPAOC – Associação dos Portos da África Ocidental e Central – acontece de 15 a 17 deste mês na cidade do Mindelo, focado no processo de crescimento económico da África, mas com enfoque particular na capacidade de intervenção das mulheres.
Deste modo, o encontro decorre sob o lema “As mulheres dos portos da África Ocidental e Central para a integração económica do continente”. Esta mensagem é inspirada nas indicações da Organização Marítima Internacional, entidade que focou a sua atenção este ano no reforço das mulheres nas comunidades marítimas, no âmbito da comemoração do dia mundial do mar.
Vários temas estão agendados para os três dias de debate. Um deles é o empoderamento da mulher marítima na realidade cabo-verdiana, que será apresentado por Joana Helena Carvalho, presidente do IMP. Por sua vez, Rosana Almeida, responsável do instituto ICIEG, irá falar da conciliação da vida familiar e profissional.
A introdução ao tema do seminário estará sob a responsabilidade da gabonesa Flavienne Ondo, que tomará a palavra logo após a abertura solene, que irá contar com discursos do PCA da Enapor, Jorge Maurício, da presidente da AMCMSV, Fernanda Vieira, do edil Augusto Neves e do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva. O encontro será marcado pela realização da Assembleia-Geral das Mulheres Profissionais Marítimas e Portuárias da África Ocidental e Central e será encerrado pelo ministro José Gonçalves.