MS realiza fórum nacional para avaliar os ganhos e debater os desafios da vacinação em C. Verde
O Ministério da Saúde vai juntar parceiros nacionais e estrangeiras num fórum nacional cujo fito será refletir sobre a trajetória da vacinação em C. Verde, recolher sugestões capazes de manter os ganhos alcançados no país nos últimos 47 anos e propostas capazes de debelar os desafios. Em nota, o MS enfatiza que o encontro oferece uma oportunidade para as partes interessadas avaliarem e partilharem lições aprendidas e melhores práticas na implementação das várias actividades de vacinação. Além disso permitirá analisar a contribuição de cada parte interessada para a realização das prioridades no controlo das doenças evitáveis pela vacinação no arquipélago.
O Fórum Nacional de Vacinação acontece na sequência de um apelo lançado pela OMS aos Estados-membros para a celebração do 50. aniversário do Programa Alargado de Vacinação (PAV). “Para cumprir com o desiderato da Agenda 2030 para a vacinação, C. Verde, este ano, concentrou a sua atenção na avaliação do PAV e elaboração do documento estratégico, estando assim na fase final do desenvolvimento da Estratégia Nacional de Vacinação 2025-29, com abordagens inovadoras para atingir as metas nacionais, regionais e globais alinhadas com os objectivos de vacinação para 2030”, informa o referido ministério. Acentua que tem como foco a vacinação ao longo da vida, desde a infância até a adolescência e a terceira idade.
A vacinação, conforme o MS, surge como um elemento vital de um sistema de saúde eficaz, fundamental para a preparação e resposta à pandemia e a chave para prevenir o fardo de múltiplas epidemias. O fórum acontece na cidade da Praia de 16 a 18 de dezembro e marca os 47 anos de vacinação em Cabo Verde, seus ganhos e desafios rumo aos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio – ODS 2030.