Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

MM fixa novos horários de viagem dos navios Mar d’ Canal e Chiquinho

O Ministério do Mar, através da Direção Nacional de Política do Mar, fixou um novo horário de operações com um intervalo de 1h15mn entre as viagens dos navios Nôs Ferry Mar d’Canal e Chiquinho BL para evitar pressão do tempo de atracação e desatracação destas duas embarcações que fazem a linha diária entre São Vicente e Santo Antão. Não autorizou, no entanto, a alternância de horário entre os barcos, uma reivindicação da administração da Naviera Armas. 

Segundo a autoridade, visando a segurança marítima e das operações portuárias, estabeleceu um novo horário para as viagens na linha SV-SA-SV, operada pelos navios Nos Ferry Mar d’Canal e Chiquinho BL. “Estas alterações devem-se aos recorrentes episódios de pressão do tempo de atracação, desatracação e largada dos navios nos portos de Porto Novo e Porto Grande, com maior incidência no porto de Porto Novo, onde ambos utilizam a mesma rampa, representando uma séria ameaça à segurança da navegação marítima e das operações portuárias, perigando a segurança das vidas humanas envolvidas”, argumenta.

Publicidade

Assim, prossegue, ouvido o Instituto Marítimo e Portuário e a Enapor, os dois navios passam a operar com um intervalo de viagem de 1h15 minutos todos os dias, com excepção dos domingos cujo tempo é superior. Com isso, o navio Chiquinho passa a fazer o trajeto SV-SA às 7h, 9h, 14 e 16 horas, enquanto Mar d’Canal viaja às 8h00, 10h00, 15h00 e 17h00. 

Relativamente ao pedido de alternância de horário feito pela Naviera Armas CV, alegadamente por estar a ser prejudicada, a Direção Nacional de Política do Mar informa que, depois de ouvir o IMP, a Enapor e a Comissão de Acompanhamento da Concessão, determinou, pelo menos por enquanto, não autorizar. “Da anºalise feita pelas entidades acima mencionadas, constatou-se que os operadores económicos da ilha de Santo Antão privilegiam o primeiro horário (SA-SA às 9h00), representando este trajecto mais de 40% da carga transportada nesta linha”, justifica a autoridade.   

Publicidade

É por este motivo que, assegura, este horário deve continuar a ser garantido pelo navio com maior capacidade de carga e de transporte de passageiros, no caso o Chiquinho BL, garantindo desta forma melhor resposta à demanda dos utentes neste horário.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo