Ministra da Justiça satisfeita com as condições do Cartório do Mindelo
A ministra da Justiça, Janine Lélis, visitou hoje o Cartório de São Vicente para se inteirar se as mudanças feitas na sua gestão fizeram efeito e saiu do espaço satisfeita. A diminuição do tempo de espera pelos serviços é um dos principais pontos apontados como melhoria no espaço.
“Houve a mudança na direção para ver se as condições alteravam e constatamos agora, com satisfação, uma melhoria significativa a nível da reorganização do serviço. Temos agora uma sala de atendimento para que as pessoas não fiquem à espera na rua. A nível da organização há uma secção para se fazer as escrituras e para a realização de reconhecimento de assinaturas, outra para termos de autenticação que agora ja se fazem no mesmo dia e ainda um conjunto de ideias que já surtem efeito”, sublinhou.
Lelis disse estar a par das reclamações feitas acerca de funcionamento de serviços do Cartório em São Vicente, mas garantiu que a sua gestão tem se primado para preencher lacunas apresentadas. “Inicialmente a questão era de espaço, porque o Cartório funcionava dentro das instalações das Finanças. Havia ainda problemas relacionados com contratação de mais pessoal e de falta de equipamentos. Conseguimos os equipamentos e não se sentiu a mudança”. Por isso, então decidiu-se substituir a anterior direcção para que o serviço pudesse responder de outra forma. O motivo da viagem foi para perceber se a medidas adotadas surtiram efeito e visitar as antigas instalações dos TACV, para onde será transferido o atual cartório.
O espaço necessita de obras profundas, de acordo com a ministra. Por isso, não adianta uma data para esta mudança. Neste espaço ficarão centralizados alguns serviços como Registo Comercial, de Automóvel e Predial, enquanto que o Registo Civil continuará na Conservatória. As obras no prédio público da Avenida 5 de julho prevê-se que só iniciarão depois da saída em dezembro do Centro Nacional de Artesanato do prédio, onde está provisoriamente instalado, e do lançamento de um concurso público para a contratação de uma de construção para reabilitar o edifício.
Esta governante voltou a prometer um segundo cartório em Monte Sossego, para a desconcentração dos serviços. Ao nível dos registos e notariados, assegura que haverá a padronização do sistema para que, em todas as ilhas, os serviços prestados aos utentes sejam os mesmos. Com isso, espera poder garantir “os níveis de segurança e a mesma oferta aos utentes”.
Garantiu ainda estarem a trabalhar no reforço dos sectores de inspecção dos serviços de registo e notariado para “se ter e colher as melhores práticas a serem seguidas”.
Sidneia Newton (Estagiária)
Agora ja katem manifestação viva MDP jas faze um koza pe soncente
Agora ja katem mas MANIF viva MDP às faze um koza pe soncente ???
Se está a surtir efeito não sei,mas que a ministra mexeu sim foi uma medida que o tempo avaliará.
O que irá resolver o problema é a desconcentração.
Um 2° cartório no Monte Sossego é uma necessidade
Aguardamos
Olha , a funcionaria publica Tirsa sorrir a Ministra!!! isso responde parte de seu “arrogância” ahahah , Fiz três reclamações contra ela a traves do livro a 2anos e ainda não tenho resposta . Vou a enviar-lhas em formato PDF ao gabinete o secretaria da ministra por e-mail oficial @mj.gov.cv ,e ver Tirsa a servidora publica rir o fazer denuncia kkkkkkk .
Em primeira mão, falo enquanto a denominada antiga direção.
Não tenho por hábito fazê-lo em rede pública e acho extremamente deprimente e desleal condenar alguém através de insinuosas indiretas em praça pública sem direito ao contraditório, creio que não fica bem a ninguém. Ademais que como todos sabem a responsabilidade de governar não é minha e a autonomia de gestão na administração publica é uma realidade distante em Cabo Verde. Como então podem me atribuir responsabilidades por uma situação que é fruto de descansos e irresponsabilidade continua dos sucessivos governos? De modo que face ao vil e ignóbil ataque institucional à minha pessoa enquanto servidor público e funcionário que sempre dedicou sua vida, conhecimento e experiência, e contínua a fazê-lo, em prole dos RNI, fazendo-me passar por responsável pela situação particular do Cartório SV, quando na verdade transparece e cheira a cosmética política com participação direta de pessoas que tinha em conta e que deveriam, também institucionalmente estar ao nosso lado, repúdio qualquer tentativa de me fazer de bode expiatório pela situação vivida e vivente… naturalmente que estou disposto a enfrentar os dissabores desta minha posição… não me vergarei porque sempre atuei com justiça, com respeito e principalmente nos ditames da lei…o tempo dirá da demagogia e dos falsários
Boas tardes
Testemunho o excelente trabalho efetuado pela antiga direção, na pessoa do Dr. João de Deus Silva, pelo seu esforço titânico em trabalhar todos os sábados em prol da população de São Vicente. A culpa da situação atual é do próprio governo q nem sequer ouve os utentes. A ministra é uma servidora pública logo deveria ouvir os utentes. A necessidade de mais uma estrutura notarial em São Vicente é tão clara q se torna igual a uma pessoa com sede de água. Mas, em vez de se deixar o ego, o centralismo, aspetos q parecem estar a influnciar tal decisão procuram deitar as culpas num excelente profissional. Sra. Ministra, o Dr. João de Deus Silva, é muito mais competente do que a própria Ministra. Ele lha poderia dar aulas sobre tal serviço e como melhorar o mesmo, portanto como utente assíduo do serviço notarial de São Vicente recuso em aceitar as críticas feitas. E lhe adianto desde já, o serviço atual não melhorou em nada com as vossas mudanças. Precisa falar com os utentes e com calma, ponderação, resolver muitas coisas. Será necessário ouvir, e não vir da Praia com a pressa q vem sempre e tentar, com algumas palavras mudar alguma coisa. É necessário mais envolvimento e menos política.
Her
Que a Sra. Ministra é incompetente tecnicamente todos nós sabemos, mas revelou-se ser um desastre politicamente, apesar de ser um político profissional não aprendeu nada a não ser bajular para se manter e gerir no modo automático das intrigas palacianas. Arrepie o caminho enquanto é tempo, a paciência de Soncent não é eterna…!!!